Inovação no Brasil: cenário atual, desafios e oportunidades

A inovação no Brasil tem uma enorme potencialidade, tanto para criar novas soluções quanto para aprimorar tecnologias, produtos, processos e serviços. O conhecimento e bom uso dos recursos e formas de financiamento para inovação podem impulsionar o cenário nacional e aumentar a paridade com outros países inovadores.

Segundo o Índice Global de Inovação (IGI/2024), o Brasil está entre as principais economias inovadoras na América Latina e também no mundo, e isso ganha um endosso com o crescimento do BRICS.

Porém ainda existem muitos caminhos a serem traçados, especialmente, quando falamos da adoção de novas tecnologias, desenvolvimento interno e investimentos massivos em instituições de educação e pesquisa.

A seguir falaremos mais sobre o cenário de inovação no Brasil e quais as perspectivas para o futuro. Continue a leitura.

O que é inovação?

O conceito de inovação pode ser descrito como o surgimento ou melhoria de algo já existente, como um produto, serviço ou processo interno de uma empresa. Para a AEVO, a inovação trata-se de uma ideia que, ao ser devidamente implementada, gera valor para o negócio.

Essa geração de valor da inovação pode refletir em diferentes retornos, como, por exemplo: no aumento da eficiência operacional de uma indústria/empresa, em redução de custos, em um ROI de inovação elevado, melhora no engajamento e satisfação dos funcionários, dentre outros.

A inovação pode acontecer através da criação de algo novo, pelo aprimoramento de algo que já existe ou adaptando técnicas de forma mais estratégica para um negócio, produto, serviço ou processo de uma empresa.

Mas, via de regra, é importante que a empresa busque que os seus projetos de inovação estejam alinhados à estratégia corporativa, assim, os resultados gerados pelas iniciativas inovadoras terão visibilidade e efetividade para a companhia no curto, médio e longo prazo.

Existem, portanto, diferentes tipos de inovação, que podem ser adaptados conforme a necessidade de cada negócio.

A inovação empresarial pode estar atrelada a se destacar por completo em um mercado-alvo, ou focada na otimização de fatores internos de organização, por exemplo. A seguir, listamos alguns dos tipos de inovação que tendem a ser mais comuns no mundo corporativo:

  • Inovação incremental: é a ação de promover pequenas melhorias e atualizações em processos, produtos, métodos e serviços de uma empresa;
  • Inovação de produto: nesse modelo, a inovação é simplesmente a criação de um novo produto ou, ainda, sua renovação, como a melhora de uma funcionalidade, adição de recursos, otimização de fórmula, entre outros;
  • Inovação de processo: esse tipo visa a melhoria de processos para alcançar maior produtividade, redução de custos e impacto positivo na ponta final desta entrega, mas sempre com foco em melhoria contínua.

Importância da inovação para o Brasil

O tema da inovação é constantemente falado em conferências de inovações corporativas e até mesmo no cenário econômico. Isso porque a importância da inovação vai além de ajudar as empresas a se manterem atuais e competitivas no mercado, tendo um profundo impacto na longevidade de empregos e na atração de investimentos no país.

O incentivo para a inovação no Brasil contribui para a atualização de cursos em universidades, geração de empregos e aumento de investimentos internacionais. Outro fator importante é a retenção de talentos no país, em que a mão de obra qualificada passa a contribuir para o desenvolvimento do país e de empresas nacionais.

Além disso, a inovação garante uma maior competitividade do Brasil com outros países em diferentes mercados, principalmente no âmbito tecnológico.

Em um cenário onde os consumidores possuem papel ativo e prezam por experiências, a inovação surge como um fator de diferenciação, com o Brasil inserido nesse contexto, como podemos entender melhor a partir daqui. 

Leia mais:
Inovação tecnológica: o que é, exemplos e importância
A inovação sob uma perspectiva estratégica: processos e benefícios

Panorama atual da inovação no Brasil

O Brasil é, atualmente, a economia que mais inova dentro da América Latina, estando entre as 50 principais no mundo.

Esse panorama da inovação permite entender os principais pontos relevantes do país dentro de avanços para a economia, impasses com regulamentação e os setores que mais se fortalecem com investimentos robustos.

Segundo relatório de 2024 da Startup Genome, das 4,5 milhões de startups existentes hoje no mundo, 19 mil são brasileiras, o que representa cerca de 50% do número de empresas do segmento na América Latina.

Outro levantamento, feito pela Deloitte, demonstra que quase 37% dessas 19 mil se concentram em São Paulo, conhecida como o polo financeiro do país.

Investimentos em pesquisa e desenvolvimento

Na última década, o Brasil investiu cerca de 1,3% do PIB em pesquisa e desenvolvimento, o que é um número ainda baixo se comparado a países como Alemanha, e a própria China, integrante do BRICS e com um destaque internacional nos últimos anos no aspecto inovação e desenvolvimento.

Políticas públicas e incentivos governamentais

Existem projetos que preveem o aumento de investimentos em desenvolvimento e políticas de inovação no Brasil, como a PEC 31/2023, mas o caminho ainda é longo.

Atualmente, pouco mais de 50% dos investimentos ficam centralizados em projetos públicos, ou seja, que não conseguem se converter em patentes, conforme dados da FGV.

Nesse sentido, não significa que não haja investimentos, mas que eles estão direcionados de forma menos otimizada.

Um outro ponto da discussão é o conhecimento das empresas quanto as formas de financiamento para inovação disponíveis no país, é fundamental ter ciência das modalidades para que as organizações possam avançar com projetos complexos através de incentivos, que como consequência podem contribuir significativamente para o desenvolvimento nacional – na economia, no âmbito social, na paridade internacional e até mesmo na transferência de tecnologia.

Temos um artigo que aborda as principais formas de fomento à inovação no Brasil e ensina como acessá-los, confira: Quais as principais fontes de financiamento para inovação?

Principais setores inovadores no Brasil

Embora os desafios sejam grandes, os índices são favoráveis, e o crescimento de inúmeros setores empresariais no Brasil comprovam isso. Uma vez que São Paulo é o centro econômico do país, regiões como o Amazonas se projetam com múltiplas possibilidades, desde modernização industrial até área de pesquisas de sustentabilidade e novos materiais.

1 – Tecnologia e startups 

Muitas startups brasileiras apresentam números expressivos do mercado, principalmente no ramo das fintechs e soluções em tecnologia.

O surgimento de tecnologias como a inteligência artificial beneficia empresas do setor, trazendo oportunidades inovadoras para segurança da informação, gestão de processos e ganho de produtividade, todos com alto valor de mercado.

Continue aprendendo: Inteligência Artificial no mercado de trabalho: benefícios e impactos

2 – Agroinovação

O agronegócio é um dos que mais investe em inovação no Brasil, carregado principalmente pela fabricação de maquinários e equipamentos agrícolas.

O uso de monitoramento de áreas com drones, coleta de dados em tempo real e outros recursos de tecnologia resultam em um melhor aproveitamento do plantio e, portanto, maior produtividade.

3 – Indústria e manufatura 4.0

A indústria 4.0 depende muito da inovação, já que o uso de inteligência artificial, sistemas personalizados e redução de custos estão diretamente atrelados à melhoria de processos.

No Brasil, desde a produção de alimentos até empresas logísticas se beneficiam com a inovação e investem pesado em técnicas de melhorias no segmento.

Leia mais: Indústria 5.0: o que traz de novo, os pilares e importância

4 – Saúde e biotecnologia

Assim como as fintechs, as health techs vem ganhando espaço no assunto inovação dentro do Brasil.

Os investimentos e esforços de inovação resultam em processos de atendimento automatizados, com triagem realizada por totens, venda de autoexames e até mesmo mapeamento genético feito remotamente. A telemedicina também se integra nesse contexto, ampliando a rede de atendimento e as possibilidades de atuação.

Desafios da inovação no Brasil

Os desafios para quem deseja inovar no Brasil são muitos, mas não são impossíveis.

Uma característica bastante presente no cenário nacional é a aposta em adaptações ou o foco em direcionamento interno de desenvolvimento e uso dessas técnicas, o que limita o alcance de soluções realmente inovadoras aos olhos do mercado investidor.

Burocracia e regulação 

A burocracia é um dos maiores desafios da inovação no Brasil, principalmente para empresas de grande porte, que costumam ser orientadas a processos.

Por isso, estimular um ritmo mais acelerado de implementação de novos processos pode ser dificultoso, ainda mais frente à regulação (ou falta de) em diferentes setores, mas que acaba afetando, especialmente, o meio tecnológico.

Por exemplo, de acordo com o PINTEC Semestral, apenas 34,4% das empresas industriais de médio e grande porte investiram em P&D em 2022.

Dificuldade de acesso a capital 

Outro fator que dificulta consideravelmente a inovação em pequenas e médias empresas é o acesso a capital.

Nos últimos anos, a instabilidade econômica e fatores como guerras e aquecimento global impactaram na disponibilidade de recursos para investimentos em inovação. Uma saída tem sido a aposta em sustentabilidade, que também acaba servindo como diferenciação frente à concorrência.

Oportunidades para a inovação no Brasil

Embora os desafios sejam frequentes na realidade das empresas inovadoras, as oportunidades se projetam quase na mesma medida.

O diálogo entre os setores público, privado e instituições de pesquisa acadêmica se mostra promissor, especialmente para atuar na deficiência de um projeto de longo prazo de fomento de inovação envolvendo os três atores.

Continue informado: Tríplice Hélice da Inovação: quais são e os 3 pilares

Expansão do mercado digital e startups

Sem dúvida, a inovação tecnológica é prioridade para muitas empresas. O boom do digital na primeira metade desta década comprova como o investimento privado em inovação gera resultado, especialmente frente a um mercado competitivo e a ampliação de recursos, como a própria inteligência artificial e gestão automatizada.

Incentivos fiscais e políticas de fomento

No Brasil, os incentivos fiscais estão entre os principais recursos utilizados por empresas para conseguir inovar (26,2%), seguidos do incentivo da Lei de Informática (6,3%) e financiamento por inserção de pesquisadores (4%), de acordo com o IBGE.

O acesso ao crédito tem ficado mais difícil, mas algumas outras formas de angariar recursos surgem como benefício de dupla mão.

Parcerias com o ecossistema

Muitas destas parcerias se dão com centros de pesquisa e universidades, além da compra de equipamentos direcionados para o objetivo de inovar.

Por um lado, as universidades conseguem contribuir com seus talentos e assumirem postos de referência em pesquisa, enquanto as empresas conseguem reduzir o tempo de prototipagem e ganhar mais competitividade no mercado.

Isso também favorece a retenção de talentos, já que muitos destes pesquisadores deixam de sair do país para encontrar oportunidades com melhores salários e projeção de carreira.

Nesse cenário, as empresas conseguem encontrar mão de obra qualificada para etapas fundamentais de inovação, e o país aumenta o capital intelectual por parte destes profissionais.

Exemplos de inovação de empresas brasileiras

Diversas empresas já conseguiram superar muitos destes desafios, contando com a ajuda das soluções da AEVO.

Com cerca de 98 mil colaboradores, a empresa Thyssenkrupp, por exemplo, conseguiu quadruplicar o número de ideias internamente, considerado o principal desafio da área de inovação da organização.

Uma das chaves de uma inovação de sucesso também é a constância, e a Timenow conseguiu, junto com a AEVO, realizar a gestão de indicadores internos para melhorar sua competitividade, através de benchmarking, e se manter atual após mais de 30 anos no mercado.

O futuro da inovação no Brasil

Assim como o Brasil se projeta como um dos países do futuro, principalmente por um desenvolvimento sustentável, as empresas nacionais podem ficar de olho em algumas tendências e oportunidades para inovar nos próximos anos.

A principal delas é a inteligência artificial, que já tem aplicações em ramos da indústria, monitorando uso de estoque, recursos como água e energia, além do efetivo otimizado para cada setor.

Na inovação tecnológica, a IA ainda tem muito a apresentar, desde reduzir tempo de processos até otimizar tarefas repetitivas, para que os profissionais foquem em demandas mais estratégicas.

Como a AEVO apoia as empresas a desenvolver a inovação? 

As soluções da AEVO já alcançaram mais de 400 empresas nacionais e internacionais, estruturando através do software AEVO Innovate, de forma personalizada, a gestão de programas de inovação para clientes.

E também atendendo-as através da consultoria de inovação, que é responsável por personalizar as entregas conforme a demanda de cada empresa, permitindo que elas aloquem recursos de forma assertiva, obtendo os frutos da inovação na medida para o negócio.

Conclusão

A inovação no Brasil tem uma enorme potencialidade, tanto para criar novas soluções quanto para aprimorar tecnologias, produtos, processos e serviços. O conhecimento e bom uso dos recursos e formas de financiamento para inovação podem impulsionar o cenário nacional e aumentar a paridade com outros países inovadores.

Se a sua empresa precisa de ajuda na gestão da inovação corporativa, pode contar com a AEVO.

AEVO é uma plataforma de gestão da inovação de ponta a ponta, que conta com a tecnologia para estruturar e gerenciar todo o processo de inovação, combinada com a expertise da consultoria de inovação, que desenha e implementa projetos personalizados para as dores e demandas de cada negócio, agregando valor e gerando resultados efetivos.

Fale com um dos nossos especialistas em inovação e saiba como a AEVO pode apoiar a sua empresa em um programa de inovação.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Picture of Livia Nonato

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nova sidebar lateral AEVO - fale com especialista AEVO

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.