Employee Experience e Employer Branding: diferenças e características

Tanto o Employer Branding como o Employee Experience são estratégias essenciais para aumentar a qualidade de vida profissional, e consequentemente potencializar a produtividade de qualquer negócio, beneficiando organizações e profissionais.

Com a necessidade de adaptação ao mercado, vem surgindo cada vez mais novos conceitos que visam ajudar as empresas a melhorar sua dinâmica de funcionamento e gerar mais resultados. Os termos Employee Experience e Employer Branding são parte desse objetivo. Saiba mais neste artigo.

Ambos atuam para otimizar a relação do negócio com os seus colaboradores. Por terem nomes semelhantes e alguns objetivos em comum, eles podem confundir um pouco.

Para melhorar o ambiente profissional onde seus colaboradores atuam, aprimorar o nível de produtividade da empresa e gerar uma imagem positiva, é importante distinguir os dois conceitos e saber onde aplicar cada um.

Diferenças entre Employee Experience e Employer Branding

Employee Experience e Employer Branding possuem algumas características semelhantes. Sua relação não está apenas no nome: ambos estão ligados ao relacionamento de uma organização com os profissionais que atuam nela, e o mercado de trabalho como um todo.

O Employee Experience se refere às experiências do colaborador em seu cotidiano na empresa, e ao conjunto de ações que ela precisa adotar para essa jornada ser positiva.

Já o conceito de Employer Branding refere-se à reputação da empresa perante os profissionais dentro e fora dela. Por meio dele, a gestão do negócio busca desenvolver e propagar uma boa marca empregadora, forte no mercado competitivo.

Para a aplicação desses recursos, é necessária a participação de todos os funcionários nas mais diversas áreas e hierarquias da instituição, mas dois setores – Recursos Humanos (RH) e Marketing – tem papel central.

O RH fica responsável pela relação entre o cliente interno (colaboradores) e a empresa, conduzindo mudanças para estreitar esse laço. É ele que vai conduzir os processos de seleção, onboarding, treinamentos, programas de benefícios e assim por diante.

O setor de Marketing, por sua vez, tem a função de divulgar a imagem da empresa como um bom espaço de trabalho.

Ele utiliza os mais diversos meios de comunicação para atingir futuros colaboradores e a sociedade no geral – já que boas empregadoras tendem a atrair algumas fatias do mercado consumidor.

A reputação de uma organização leva em conta a perspectiva dos atuais funcionários, parceiros e futuros contratados, que contribuem para definir se ela terá uma fama positiva ou negativa como local de trabalho.

A experiência do contratado e a imagem da instituição diante do mercado são fatores essenciais para o crescimento de qualquer empresa, e o investimento em ações de Employee Experience e Employer Branding solucionará problemas relacionados a esses setores da empresa.

Características do Employee Experience

  • Por meio de um conjunto de ações, busca oferecer uma jornada de trabalho positiva aos seus funcionários durante o tempo de atuação na empresa;
  • As estratégias são feitas mantendo o colaborador como foco principal;
  • Procura fortalecer a relação e alinhar a comunicação entre colegas de equipe e sua gestão;
  • Preocupa-se com a infraestrutura da empresa, para oferecer um espaço de trabalho saudável e confortável;
  • Utiliza a tecnologia para oferecer cursos de capacitação e aproximar os integrantes da instituição;
  • Busca conhecer melhor seus contratados para poder formular uma boa estratégia;
  • Se preocupa com a perspectiva do colaborador desde o momento de seleção até o desligamento.

Características do Employer Branding

  • Busca construir e promover a imagem da organização como um bom espaço de trabalho, divulgando uma marca empregadora forte no mercado;
  • Desenvolve um ambiente profissional diferenciado e atrativo;
  • O Employer Branding está inserido na cultura organizacional da empresa. Além das ações divulgadas, é necessário uma adequação interna aos novos parâmetros estabelecidos;
  • Promove a marca empregadora através dos setores de marketing e publicidade, que compartilham suas medidas por meio de canais de comunicação;
  • Busca manter seus talentos, e transformá-los em advogados da marca para atrair novos colaboradores;
  • Investe em ações para aproximar parceiros que também se preocupam com suas marcas.

Principais vantagens dessas iniciativas

A implementação do Employee Experience e Employer Branding em sua empresa traz uma série de benefícios para o desenvolvimento do seu negócio.

Essas medidas irão enriquecer a vida profissional de seu colaborador, potencializando assim a produtividade e alcançando os objetivos que a instituição almeja – vantagem tanto para a empresa, quanto também para os profissionais.

Na prática, os principais benefícios de adotar Employee Experience e Employer Branding são:

Maior fidelização dos colaboradores

Quando uma empresa se preocupa com seus funcionários, oferecendo chances de crescimento e uma boa experiência de trabalho, promove um vínculo mais forte entre o colaborador e a instituição.

O profissional, estando satisfeito, terá menos chances de buscar um novo empregador.

Clima organizacional saudável

A implementação dessas medidas soluciona vários problemas e conflitos internos, impactando diretamente no clima organizacional.

Por meio delas, veremos uma melhora no relacionamento entre os membros da equipe, além de gerar mais satisfação com o ambiente de trabalho em si, e oferecer um equilíbrio entre produtividade e descanso.

Novas oportunidades

Com uma maior qualidade de vida profissional, o colaborador se sente mais motivado. Isso potencializa a produtividade e consequentemente os resultados, além de impulsionar o espírito inovador, conforme as pessoas se esforçam para melhorar ainda mais a organização.

Uma boa marca empregadora também abre as portas para formar parcerias de negócio e obter acordos valiosos com outras empresas que estão construindo a sua Employer Branding.

Melhora no processo de recrutamento

Quando um profissional busca uma vaga de emprego, um dos fatores que vai influenciar na sua escolha é a reputação da empresa.

A boa imagem atrai potenciais talentos, facilitando os processos de recrutamento e seleção. Isso também gera uma economia de tempo e dinheiro na hora de contratar.

Conclusão

Tanto o Employer Branding como o Employee Experience são estratégias essenciais para aumentar a qualidade de vida profissional, e consequentemente potencializar a produtividade de qualquer negócio, beneficiando organizações e profissionais.

Essas técnicas também permitem estabelecer uma marca empregadora forte, essencial para competir num mercado que valoriza cada vez mais fatores como sustentabilidade e governança.

Uma plataforma de gestão como o AEVO permite gerenciar os recursos voltados a essa estratégia da melhor maneira possível, promovendo uma boa comunicação e o engajamento do time, além de estimular novas propostas que tragam vantagens para os dois lados.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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