Com a necessidade de adaptação ao mercado, vem surgindo cada vez mais novos conceitos que visam ajudar as empresas a melhorar sua dinâmica de funcionamento e gerar mais resultados. Os termos Employee Experience e Employer Branding são parte desse objetivo. Saiba mais neste artigo.
Ambos atuam para otimizar a relação do negócio com os seus colaboradores. Por terem nomes semelhantes e alguns objetivos em comum, eles podem confundir um pouco.
Para melhorar o ambiente profissional onde seus colaboradores atuam, aprimorar o nível de produtividade da empresa e gerar uma imagem positiva, é importante distinguir os dois conceitos e saber onde aplicar cada um.
Diferenças entre Employee Experience e Employer Branding
Employee Experience e Employer Branding possuem algumas características semelhantes. Sua relação não está apenas no nome: ambos estão ligados ao relacionamento de uma organização com os profissionais que atuam nela, e o mercado de trabalho como um todo.
O Employee Experience se refere às experiências do colaborador em seu cotidiano na empresa, e ao conjunto de ações que ela precisa adotar para essa jornada ser positiva.
Já o conceito de Employer Branding refere-se à reputação da empresa perante os profissionais dentro e fora dela. Por meio dele, a gestão do negócio busca desenvolver e propagar uma boa marca empregadora, forte no mercado competitivo.
Para a aplicação desses recursos, é necessária a participação de todos os funcionários nas mais diversas áreas e hierarquias da instituição, mas dois setores – Recursos Humanos (RH) e Marketing – tem papel central.
O RH fica responsável pela relação entre o cliente interno (colaboradores) e a empresa, conduzindo mudanças para estreitar esse laço. É ele que vai conduzir os processos de seleção, onboarding, treinamentos, programas de benefícios e assim por diante.
O setor de Marketing, por sua vez, tem a função de divulgar a imagem da empresa como um bom espaço de trabalho.
Ele utiliza os mais diversos meios de comunicação para atingir futuros colaboradores e a sociedade no geral – já que boas empregadoras tendem a atrair algumas fatias do mercado consumidor.
A reputação de uma organização leva em conta a perspectiva dos atuais funcionários, parceiros e futuros contratados, que contribuem para definir se ela terá uma fama positiva ou negativa como local de trabalho.
A experiência do contratado e a imagem da instituição diante do mercado são fatores essenciais para o crescimento de qualquer empresa, e o investimento em ações de Employee Experience e Employer Branding solucionará problemas relacionados a esses setores da empresa.
Características do Employee Experience
- Por meio de um conjunto de ações, busca oferecer uma jornada de trabalho positiva aos seus funcionários durante o tempo de atuação na empresa;
- As estratégias são feitas mantendo o colaborador como foco principal;
- Procura fortalecer a relação e alinhar a comunicação entre colegas de equipe e sua gestão;
- Preocupa-se com a infraestrutura da empresa, para oferecer um espaço de trabalho saudável e confortável;
- Utiliza a tecnologia para oferecer cursos de capacitação e aproximar os integrantes da instituição;
- Busca conhecer melhor seus contratados para poder formular uma boa estratégia;
- Se preocupa com a perspectiva do colaborador desde o momento de seleção até o desligamento.
Características do Employer Branding
- Busca construir e promover a imagem da organização como um bom espaço de trabalho, divulgando uma marca empregadora forte no mercado;
- Desenvolve um ambiente profissional diferenciado e atrativo;
- O Employer Branding está inserido na cultura organizacional da empresa. Além das ações divulgadas, é necessário uma adequação interna aos novos parâmetros estabelecidos;
- Promove a marca empregadora através dos setores de marketing e publicidade, que compartilham suas medidas por meio de canais de comunicação;
- Busca manter seus talentos, e transformá-los em advogados da marca para atrair novos colaboradores;
- Investe em ações para aproximar parceiros que também se preocupam com suas marcas.
Principais vantagens dessas iniciativas
A implementação do Employee Experience e Employer Branding em sua empresa traz uma série de benefícios para o desenvolvimento do seu negócio.
Essas medidas irão enriquecer a vida profissional de seu colaborador, potencializando assim a produtividade e alcançando os objetivos que a instituição almeja – vantagem tanto para a empresa, quanto também para os profissionais.
Na prática, os principais benefícios de adotar Employee Experience e Employer Branding são:
Maior fidelização dos colaboradores
Quando uma empresa se preocupa com seus funcionários, oferecendo chances de crescimento e uma boa experiência de trabalho, promove um vínculo mais forte entre o colaborador e a instituição.
O profissional, estando satisfeito, terá menos chances de buscar um novo empregador.
Clima organizacional saudável
A implementação dessas medidas soluciona vários problemas e conflitos internos, impactando diretamente no clima organizacional.
Por meio delas, veremos uma melhora no relacionamento entre os membros da equipe, além de gerar mais satisfação com o ambiente de trabalho em si, e oferecer um equilíbrio entre produtividade e descanso.
Novas oportunidades
Com uma maior qualidade de vida profissional, o colaborador se sente mais motivado. Isso potencializa a produtividade e consequentemente os resultados, além de impulsionar o espírito inovador, conforme as pessoas se esforçam para melhorar ainda mais a organização.
Uma boa marca empregadora também abre as portas para formar parcerias de negócio e obter acordos valiosos com outras empresas que estão construindo a sua Employer Branding.
Melhora no processo de recrutamento
Quando um profissional busca uma vaga de emprego, um dos fatores que vai influenciar na sua escolha é a reputação da empresa.
A boa imagem atrai potenciais talentos, facilitando os processos de recrutamento e seleção. Isso também gera uma economia de tempo e dinheiro na hora de contratar.
Conclusão
Tanto o Employer Branding como o Employee Experience são estratégias essenciais para aumentar a qualidade de vida profissional, e consequentemente potencializar a produtividade de qualquer negócio, beneficiando organizações e profissionais.
Essas técnicas também permitem estabelecer uma marca empregadora forte, essencial para competir num mercado que valoriza cada vez mais fatores como sustentabilidade e governança.
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