A inovação na cadeia de suprimentos pode ser considerada um grande diferencial estratégico para a logística. Afinal, essa prática tem foco em implementar estratégias, tecnologias e novas processos.
Assim, é possível tornar processos mais eficientes, reduzir custos, mitigar erros e melhorar o desempenho geral da organização na sua relação com a matéria-prima e o produto/serviço final.
Neste artigo, vamos analisar o que é a inovação na cadeia de suprimentos e como esse conceito pode otimizar processos de ponta a ponta, tanto na produção, como na distribuição e na entrega de bens ou serviços. Siga a leitura.
O que é a inovação na cadeia de suprimentos?
A inovação da cadeia de suprimentos pode ser entendida de diferentes formas, a depender do segmento da sua aplicação. Mas, de forma geral, esse conceito é focado no aprimoramento de processos para alcançar resultados melhores.
Trazendo para o contexto de uma organização, a inovação na cadeia de suprimentos favorece a competitividade, focando na eficiência de processos já antes consolidados, além de considerar aspectos como transparência de ações e sustentabilidade em matérias-primas e logística, de forma a evitar desperdícios.
Sem dúvidas, o universo da cadeia de suprimentos se transforma rapidamente pela expansão do digital e diante de tantas novas ferramentas que chegaram para oferecer agilidade, precisão e eficiência nas operações.
Sobre isso, inclusive, a McKinsey constata no seu estudo “Transformações digitais no Brasil: insights sobre o nível de maturidade digital das empresas no país”, que líderes em maturidade digital no mundo apresentam desempenho superior com taxa de crescimento de EBITDA até 5 vezes maior em comparação às demais empresas.
Sendo assim, empresas que não se dispõem a aprimorar as tecnologias na cadeia de suprimentos estão fadadas a se tornarem obsoletas e distantes do sucesso com o passar dos anos.
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Tecnologias que impulsionam a inovação na cadeia de suprimentos
A adoção de tecnologias e inovação na cadeia de suprimentos tem revolucionado operações em todo o mundo, especialmente porque muitos destes novos recursos favorecem uma maior visibilidade dos processos em tempo real.
Além disso, entregam análises preditivas e automação para diversos processos; o que favorece todas as decisões mais rápidas e assertivas. Conheça as principais tecnologias:
Inteligência Artificial (IA)
Embora seja um período em que todos nós presenciamos o boom da Inteligência Artificial, não podemos negar que a IA já está presente em diferentes setores da economia mundial.
Atualmente, essa tecnologia apresenta uma nova roupagem, ainda mais robusta, pela ação mais categórica dos algoritmos que analisam dados históricos, preveem demandas e tendências de mercado, otimizam rotas e muito mais.
Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas também tem mudado o cenário, trazendo inovação à cadeia de suprimentos, especialmente automação logística, em que sensores e dispositivos conectados melhoram o monitoramento de estoque e transporte, para favorecer os impactos positivos nos prazos de produção e de entrega.
Blockchain
Muito conhecido no segmento cripto, a tecnologia blockchain oferece um registro seguro e transparente de transações, essencial para o setor logístico.
Dessa forma, o blockchain favorece a rastreabilidade, simplifica etapas de documentação e proporciona maior confiança e eficiência nas operações.
Robótica e automação
Como destacamos, o uso de robôs nos depósitos e centros de distribuição não é algo novo, mas, de fato, o processo de digitalização avança a passos largos.
Assim, a automação de tarefas operacionais aumenta a eficiência no processo logístico e ainda mitiga erros.
Estratégias para implementar a inovação na logística
O processo de inovação na cadeia de suprimentos não nasce sozinho. Precisa ser estimulado e acompanhado, não dependendo apenas de tecnologia, mas também de estratégias para promover a transformação organizacional de forma contínua.
Conheça os principais planos que favorecem a implementação da inovação em suprimentos:
1. Digitalização dos processos
A digitalização de processos motivada pela transformação digital faz com que empresas tenham uma visão muito mais abrangente de toda a cadeia.
Dessa maneira, a identificação de falhas e oportunidades se torna muito mais rápida, reduzindo a dependência manual de recursos humanos, e liberando pessoas para ações mais estratégicas e focadas em melhorias e avanço da organização.
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2. Colaboração e inovação aberta
Um importante movimento que a inovação promove é a oportunidade de colaboração com parceiros estratégicos, que unem diferentes perspectivas para coletar e construir abordagens e soluções que façam sentido para o negócio.
Essa prática, impulsionada pela estratégia de inovação aberta, contribui para que a cadeia de suprimentos possa ser mais eficiente, alcançando e desenvolvendo soluções com mais velocidade através da expertise e capacidade de entrega dos parceiros externos.
A inovação neste setor pode melhorar a qualidade dos produtos e, também, promover um maior alinhamento de processos da cadeia de produção.
3. Sustentabilidade e eficiência energética
O tema de ESG também impacta na cadeia de suprimentos, pois a eficiência energética e a sustentabilidade nesse departamento são essenciais para reduzir o impacto ambiental das suas atividades, bem como os custos operacionais, diminuindo a emissão de gases e metendo a qualidade das fontes de energia e contribuindo para a preservação do planeta – ocasionando num reconhecimento positivo para o negócio.
Benefícios da inovação na cadeia de suprimentos
Além do todo processo de adequação às novas tendências, modernização e inovação na logística, uma cadeia de suprimentos sempre inovadora traz consigo outras vantagens, como:
1. Aumento de eficiência e redução de custos
O aumento da eficiência operacional e a redução de gastos, incluindo a diminuição de perda de insumos, é um dos maiores benefícios da inovação na cadeia de suprimentos, sendo capaz de melhorar o desempenho geral da organização.
2. Melhoria na experiência do cliente
Por meio da inovação, a experiência do cliente se expande, pois o foco passa a ser aquilo que o cliente precisa, de fato, receber para se sentir ainda mais satisfeito. Um dos desdobramentos é a eficiência logística, sendo possível rastrear entregas e receber seus pedidos mais rápido.
3. Vantagem competitiva e adaptação ao mercado
Empresas que não olham para a inovação das suas cadeias de suprimentos estão ficando para trás, pois esse processo de mudança agrega muito mais vantagem competitiva frente ao mercado, pois obtém mais insights, através de análises preditivas, se antecipando às tendências, e saindo na frente dos concorrentes.
Exemplos de inovação na logística
Diante de tantas vantagens, vamos conhecer cases que são sucesso no processo de inovação na cadeia de suprimentos:
Yamazen
A empresa distribuidora de máquinas e especialista em usinagem, Yamazen, utiliza cloud computing (computação em nuvem) em seu armazém dos Estados Unidos, visando melhorar o serviço oferecido.
Por meio da instalação de softwares, a empresa otimizou todos os processos do seu armazém, especialmente a separação e preparação de pedidos, através de uma atualização sistêmica sempre rápida, promovendo uma transformação digital na logística.
Normagrup
O líder espanhol no mercado de iluminação de emergência também inovou em sua cadeia de suprimentos.
Com uma instalação conectada às linhas de produção, eles contam com veículos autônomos inteligentes, que cada vez que os operadores finalizam a montagem de um kit, um veículo é ativado e faz a retirada e separação da linha de produção com total autonomia.
DHL
A DHL, uma das maiores empresas de logística e correio expresso internacional, tem um ambiente físico todo otimizado com um sistema inteligente de gerenciamento de armazém e transporte, que garante que todos os dados coletados na cadeia de suprimentos sejam transformados em insights acionáveis, que favorecem o planejamento futuro e a tomada de decisão aprimorada.
Conclusão
A inovação na cadeia de suprimentos é uma forma de extrair o máximo das novas tecnologias, métodos e práticas para impactar positivamente todo o fluxo de trabalho – da matéria a entrega do produto – de uma indústria.
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