Pesquisa de engajamento: o que é e como fazer corretamente

A pesquisa de engajamento é uma ferramenta importante para empresas que desejam aumentar a produtividade e a satisfação de seus colaboradores com o trabalho. É um recurso que deve ser usado de modo constante, mensurando as variações para conduzir as devidas mudanças.

Promover o engajamento nas organizações traz mais produtividade e aumenta a satisfação dos profissionais. É uma tarefa recompensadora, mas tem seus desafios, já que cada pessoa é única e será motivada por fatores diferentes.

Para entender essa multiplicidade, além de garantir que os colaboradores estão acompanhando as expectativas da empresa, podemos usar ferramentas como a pesquisa de engajamento.

Ela permite traçar um mapa sobre como esse conceito está sendo trabalhado por todo o negócio, e quais ações devem ser tomadas para atingir o destino esperado.

Saiba o que é uma pesquisa de engajamento e como fazê-la de modo eficaz neste artigo. Continue a leitura.

O que é pesquisa de engajamento?

A pesquisa de engajamento é o caminho mais eficiente para avaliar o nível de compromisso entre uma organização e seus colaboradores. A pesquisa precisa ter um amplo alcance, envolvendo os profissionais, seus gestores diretos e a liderança da companhia, para garantir o alinhamento entre as expectativas dessas partes.

As ferramentas usadas numa pesquisa de engajamento costumam ser formulários e entrevistas.

Uma empresa com poucos funcionários pode conversar com cada um, enquanto organizações de maior porte podem distribuir formulários para quem atua no nível operacional e entrevistar os profissionais da gestão.

Esse tipo de pesquisa tem um grande valor para empresas que desejam engajar seus colaboradores, já que permitem conhecer os interesses e necessidades de cada um.

Ouvir, nesse caso, é mais assertivo do que adivinhar as expectativas de cada um.

Os dados podem então ser cruzados com a visão da empresa, para avaliar o que está indo bem, o que precisa mudar, e como isso pode ser feito.

Como fazer uma pesquisa de engajamento

Existem alguns cuidados que precisamos tomar antes de levar as questões para os nossos colaboradores.

Defina os objetivos da pesquisa

A pesquisa de engajamento pode abordar diversas variáveis desse fator. Para começar, ela pode ser distribuída para o conjunto da organização, um departamento ou até uma equipe específica.

As pesquisas podem ser usadas para avaliar o engajamento dos profissionais com o líder de um setor, a nova ferramenta de trabalho ou os meios de comunicação interna da empresa.

Elas ainda permitem conhecer os interesses dos colaboradores, para descobrir como engajar cada um.

Essa definição é importante para determinar as questões usadas na pesquisa, criando uma avaliação enxuta e focada no que realmente desejamos saber.

Colete informações com líderes e gestores

Obtenha informações e troque ideias com gestores em diversos níveis hierárquicos para ter pontos de vista diferentes sobre a mesma situação.

Esse diagnóstico interno faz com que a sua pesquisa de engajamento seja mais adequada à realidade da própria empresa, ao invés de utilizar um modelo genérico que não se encaixa perfeitamente.

Ele também permite avaliar o que cada gestor está fazendo para melhorar o engajamento em seu setor ou equipe, descobrindo boas práticas que podem ser compartilhadas com o restante da organização quando for a hora de adotar novas medidas.

Faça um questionário exclusivo

Evite usar os materiais de outras organizações ou formulários prontos que você encontra na internet.

Eles podem ser consultados para ter uma base, mas é fundamental que a empresa elabore questões de acordo com seus objetivos e as informações que precisa obter, adequando o formato e até mesmo a linguagem à cultura do seu negócio.

Quanto mais personalizada for a pesquisa de engajamento, melhor poderemos compreender a situação única de uma organização e as necessidades que surgem daí.

Aplique um questionário de e-NPS

O Employee Net Promoter Score, ou e-NPS, é uma medida que diz respeito à possibilidade dos colaboradores em uma organização recomendarem a empresa para outros profissionais, como amigos ou colegas de formação.

Ele reflete o engajamento de uma equipe, afinal um profissional engajado compartilha os objetivos da empresa, e estará mais disposto a convidar outros talentos para colaborar nesse sentido.

Um colaborador sem engajamento, por outro lado, costuma ter uma visão negativa da empresa, e não terá muito ânimo para falar bem sobre ela.

Ao considerar essa métrica em sua pesquisa de engajamento, é possível obter mais insights sobre o nível de comprometimento entre os colaboradores e a organização, bem como identificar possíveis pontos de melhorias, para aumentar o e-NPS e o engajamento dos profissionais.

Promova ações após a pesquisa de engajamento

Se uma pesquisa desse tipo é realizada apenas para colher informação, e não conduz qualquer tipo de mudança na empresa, está desperdiçando tempo e recursos do negócio.

Como dissemos lá no começo, entender os níveis de engajamento, avaliando iniciativas que estão dando certo e áreas que precisam de melhorias, é ter um mapa que mostra como sua equipe está lidando com essa questão.

Agora nós precisamos usar nosso mapa para traçar caminhos que levem aos objetivos da organização.

Isso começa pelo compartilhamento das informações entre os setores e times, para que os gestores conheçam os desafios e acertos de seus colegas. É possível distribuir um relatório final com os dados, ou agendar um encontro para discuti-los em mais detalhes.

A partir daí, vamos estruturar ações que permitam elevar o engajamento, tanto no nível individual quanto através das equipes.

Tais ações podem envolver recompensas, eventos (treinamentos, congressos, maratonas com um certo objetivo…), a adoção de novas ferramentas e metodologias, como a gamificação dos processos ou o uso de sprints para trazer vitórias rápidas.

É preciso destacar que não existe uma resposta pronta, útil para todas as empresas.

Cada organização deve buscar o que funciona para ela, testando opções na prática e realizando novas pesquisas de engajamento com o objetivo de conferir seus efeitos.

Conclusão

A pesquisa de engajamento é uma ferramenta importante para empresas que desejam aumentar a produtividade e a satisfação de seus colaboradores com o trabalho. É um recurso que deve ser usado de modo constante, mensurando as variações para conduzir as devidas mudanças.

Simplificar esse processo é possível com uma ferramenta de gestão como o AEVO Innovate, que permite realizar as pesquisas de modo virtual, compartilhar os resultados entre líderes e gestores, e criar projetos para elevar o engajamento da sua equipe.

Consulte um de nossos especialistas e saiba o que mais a AEVO pode fazer pelos resultados do seu negócio!

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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