O que é perfil comportamental e qual a importância

Em resumo, o perfil comportamental é o conjunto das atitudes dos indivíduos quando são  expostos a determinados estímulos. Este perfil mapeia as tendências do comportamento das pessoas, respondendo como, quando e por que elas adotam diferentes posturas em certas situações.

O comportamento humano tem sido alvo de diversos estudos ao longo da história, especialmente na área da psicologia. Já no mundo corporativo, entender como e porquê as pessoas agem de certa maneira ajuda a obter um equilíbrio produtivo do negócio. Saiba o que é perfil comportamental e sua importância para empresas.

Quando o comportamento particular de cada pessoa é levado em conta, elas entram na empresa a partir do que se espera delas, então, lá dentro, podem ser encaixadas em espaços capazes de despertar o melhor que elas têm a oferecer.

Por esse motivo, é tão importante que a gestão de pessoas se preocupe com aspectos vinculados ao comportamento humano e se concentre em conceitos como o perfil comportamental para desenvolver as suas estratégias.

O que é perfil comportamental?

Muito se questiona sobre o que é perfil comportamental e como ele funciona dentro das companhias. Em resumo, o perfil comportamental é o conjunto das atitudes dos indivíduos quando são  expostos a determinados estímulos.

Este perfil mapeia as tendências do comportamento das pessoas, respondendo como, quando e por que elas adotam diferentes posturas em certas situações.

A gestão de pessoas se preocupa com o que é perfil comportamental por ver nele uma ferramenta estratégica, que irá identificar as capacidades de cada colaborador detém, bem como a maneira certa de ativá-las.

Desse modo, os membros da empresa têm seu potencial elevado ao máximo possível e cumprem um papel mais adequado para o seu perfil dentro das equipes.

Tenha em mente que cada pessoa passa a vida, desde o nascimento, construindo seus padrões de comportamento.

Esse desenvolvimento sofre influência do ambiente, das pessoas que o cercam e da própria subjetividade do indivíduo.

Em consequência desse processo, a maneira como eles reagem a certos estímulos irá acompanhá-los nos mais diversos espaços. 

Perfil comportamental no ambiente corporativo

Quando se trata do ambiente de trabalho, a pressão, por exemplo, pode fazer alguns funcionários ficarem desorientados, enquanto outros funcionam melhor e se tornam bastante produtivos.

Enquanto uns precisam de uma estrutura mais rígida, outros se beneficiam mais com a flexibilidade.

Há os que gostam de equipes e os que preferem trabalhar sozinhos. Estes são apenas alguns exemplos, e podemos listar centenas de variações.

Por isso, realizar a análise do perfil comportamental de cada colaborador – ou potencial colaborador – é fundamental para uma gestão de pessoas eficiente.

Desde o processo de recrutamento, a ferramenta ajuda a selecionar pessoas com mais chances de se adaptar à cultura da organização.

Quando já estão dentro, ela auxilia os gestores a realizarem mudanças para valorizar os pontos fortes dos funcionários, colocando-os sob condições favoráveis de acordo com o perfil que eles apresentam.

Importância de mapear o perfil comportamental

Agora que temos uma ideia mais completa sobre o que é perfil comportamental, vale a pena conhecer a sua influência nas organizações.

Assertividade no recrutamento e seleção

O momento de recrutar e selecionar um novo colaborador para o quadro da empresa é crucial, então as decisões têm que ser as mais precisas possíveis.

Saber qual o perfil comportamental predominante em um indivíduo ajuda a identificar, entre os candidatos, os que têm características pessoais mais compatíveis com a nova vaga e com a cultura da empresa em geral.

Uma abordagem que considera o que é perfil comportamental vai se preocupar não apenas com as hard skills do candidato, mas também irá definir os traços emocionais mais adequados ao cargo e ao momento da organização.

Favorece a gestão de pessoas

A gestão de pessoas enfrenta o desafio cotidiano de manter os colaboradores sempre motivados e engajados com os processos da empresa.

A complexidade da tarefa está no fato de cada profissional ser naturalmente diferente do outro, consequentemente, todos têm seu jeito particular de trabalhar e encontrar motivação.

Entender o que é perfil comportamental ajuda a conhecer melhor os funcionários, para analisar se eles produzem e encontram satisfação a partir desse ou daquele estímulo, informações valiosas para uma gestão de pessoas que observa com atenção.

Auxilia no desenvolvimento da equipe

Sabe quando se investe muito em um material de qualidade, mas só se usa o básico, sem explorar todas as suas funcionalidades? É muito investimento para pouco aproveitamento, e acontece algo similar quando uma equipe cheia de potencial não é estimulada do jeito certo.

Dito isso, saber o que é o perfil comportamental revela os pontos que devem ser pressionados para gerar desenvolvimento nos membros da equipe.

O investimento feito em seleção e treinamentos vai dar o retorno esperado, gerando um time de alta performance.

Promove ideias e inovação

Um dos aspectos que o perfil comportamental pode revelar é a criatividade dos colaboradores – mais especificamente, quais são os funcionários mais propensos a contribuir com ideias inovadoras.

Sem falar que o mapeamento também irá identificar quais as circunstâncias onde essa aptidão é despertada.

Isso quer dizer que para construir um time de inovação vencedor, analisar o perfil comportamental ideal é uma forma assertiva de reunir os colaboradores mais preparados para fazer a diferença, cheios de soluções em mente para fazer o negócio se destacar, além de criar os gatilhos certos para incentivá-los.

É relevante para o People Analytics

Na hora do recrutamento e seleção, o RH precisa levar em conta o desempenho do candidato e a afinidade com a cultura da organização.

No People Analytics as ferramentas fazem um mapeamento dos dados de todos os seus colaboradores de forma a traduzir melhor o perfil comportamental da organização.

Nesse perfil são traçadas as principais características de comportamento e performance de cada colaborador, que serão tomadas como base para trazer efetividade para a seleção e evitar altos índices de turnover.

Todo esse processo é favorecido com uma noção sobre o que é perfil comportamental.

Conclusão

Explicar o que é perfil comportamental parece algo óbvio, ainda mais sendo tão crucial para a melhoria da performance corporativa como um todo. No entanto, nem todas as empresas enxergam a importância necessária em traçar esses perfis e manejá-los adequadamente na organização.

Agora você sabe o que é perfil comportamental de fato, e algumas das vantagens que o seu mapeamento traz para a gestão de pessoas.

Esse conhecimento pode ser utilizado para construir equipes engajadas e inovadoras, elevando os resultados da sua empresa, e potencializado com uma ferramenta como o AEVO – o maior software de gestão da inovação e estratégia na América Latina.

Por meio dele, é possível guiar projetos da ideia ao resultado, otimizando os processos internos e os produtos do seu negócio.

Fale com um dos nossos especialistas e saiba o que mais a AEVO pode fazer pela sua equipe!

aevo-innovate-blog

Deixar uma resposta

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.


    Eu li e concordo com a Política de Privacidade.