Estratégia de negócios: o que é, como elaborar e implementar

Estratégia de negócios pode ser conceituada como um conjunto organizado de ações que engloba planos, metas e políticas de uma empresa com foco no atingimento de objetivos macro, projetando a mesma para o futuro.

Uma estratégia de negócios é um dos pilares “invisíveis” que toda empresa de sucesso tem. Muitas vezes, não vemos nem conhecemos o plano estratégico das corporações com as quais nos relacionamos, mas ela está lá, sustentando o negócio e suas decisões diante do mercado.

Neste artigo, entenderemos a importância de uma estratégia de negócio, e como tirá-la do papel para garantir que a empresa tenha um direcional para seu desenvolvimento. Continue a leitura.

O que é uma estratégia de negócios?

Estratégia de negócios pode ser conceituada como um conjunto organizado de ações que engloba planos, metas e políticas de uma empresa com foco no atingimento de objetivos macro, projetando a mesma para o futuro.

Comumente esse planejamento é realizado pela alta administração da organização e se torna o balizador de todas as decisões, como contratações, investimentos e definição de metas.

A partir de um planejamento empresarial bem definido é possível, inclusive, ter clareza até para rejeitar propostas e rever decisões.

Dessa forma, independente do porte da organização, desenhar uma estratégia de negócios é fundamental para a sustentabilidade da empresa no mercado de atuação, pois somente é possível se diferenciar da concorrência e avançar com velocidade, gerindo corretamente os objetivos de negócio e alocando recursos para alcançá-lo, pois o caminho já foi previamente definido.

Leia mais:
Planejamento estratégico: o que é, como fazer e as 5 etapas
Mapa estratégico: o que é, qual a função e os 4 pilares

Por que sua empresa precisa de uma estratégia de negócios?

A relevância da estratégia de negócios fica evidente na longevidade das organizações, o direcionamento estratégico é o primeiro passo para conseguir ter alinhamento e eficiência na execução de ações e na coleta de bons resultados.

Os objetivos macro da sua empresa não podem ser negociados. Pelo contrário, é ele quem vai determinar toda a agenda da sua organização, e revelar quais são os esforços necessários para conquistar esses alvos. Abaixo, listamos uma série de motivos pelos quais a estratégia de negócios deve ser priorizada:

Direção clara para a equipe

Com uma estratégia de negócios definida, a equipe recebe direcionamentos com mais clareza, deixando evidente quais são os objetivos e metas, de forma que todas as ações, reações e decisões sejam alinhadas com os propósitos da empresa.

Vantagem competitiva

Uma empresa que sabe onde quer chegar tem maior vantagem competitiva, pois mais do que se ajustar às mudanças do mercado, ela se antecipa às oscilações e consegue se diferenciar das demais, muitas vezes, inclusive, renunciando a “oportunidades” e “tendências”, pois está focada em manter seu plano estratégico.

Sustentabilidade de longo prazo

Uma vez que os objetivos macro estão bem desenhados, a empresa consegue desenvolver um planejamento que foca no crescimento contínuo, e não apenas no sucesso inicial.

Assim, a organização se prepara para momentos de instabilidade, sabendo exatamente qual caminho a percorrer, de forma que esse crescimento seja sustentável a longo prazo.

Componentes essenciais de uma estratégia de negócios

Entendendo a importância da definição do planejamento estratégico para a sustentabilidade da corporação no decorrer dos anos, é o momento de iniciar a criação de estratégia de negócios. Por isso, considere esses princípios:

Análise de mercado e concorrência

A primeira avaliação para definir uma estratégia de negócio eficaz é entender o cenário atual da sua empresa.

Quais são as tendências e posicionamentos do cliente potencial, do mercado e da concorrência? Essas informações ajudarão a traçar objetivos centralizados no público, a construir a marca, a identificar as necessidades das equipes, a definir a qualidade das entregas e a tomar outras decisões essenciais para o futuro da corporação. 

Continue aprendendo: Análise de tendências: saiba como antecipar mudanças

Definição de objetivos claros

As metas também são componentes essenciais para a definição de uma boa estratégia de negócios, pois são elas que vão constituir o caminho até o alcance dos objetivos macro. Portanto, estabelecer metas desafiadoras, específicas e mensuráveis, construídas junto à equipe, motiva os colaboradores e direciona as ações da organização, mostrando exatamente para onde a empresa está indo e em qual ritmo. 

Alocação de recursos

Para que uma estratégia de negócios saia do papel, é preciso identificar com clareza quais são os investimentos necessários.

Por isso, é fundamental planejar quanto será investido em cada área e quais equipes farão com que o projeto seja desenvolvido com máxima eficiência. Vale lembrar que ajustes de rotas são sempre necessários e que, para isso, também é necessário investir tempo, dedicação e dinheiro.

Como criar uma estratégia de negócios eficaz

Criar uma estratégia de negócios eficaz requer análises e planejamento para definir o caminho a ser percorrido pela organização. Por isso, considere: 

1 – Realize uma análise SWOT

Indispensável para qualquer negócio, a matriz SWOT é capaz de identificar as Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) da própria organização e, também, em relação ao mercado. Ter essa visão é fundamental para a tomada de decisões mais assertivas.

2 – Estabeleça objetivos estratégicos alinhados à visão da empresa

Onde a empresa deseja chegar? Os objetivos estratégicos devem responder, claramente, a essa questão. Missão, visão, valores e metas devem estar completamente alinhados para que uma estratégia de negócios tenha sucesso.

3 – Desenvolva um plano de ação detalhado

Mesmo que os propósitos estejam bem definidos, desenvolver um plano de ação detalhado vai tirar as ideias do papel e levá-las à execução. Portanto, para alcançar o objetivo X, é preciso que as equipes saibam que precisam executar A, B e Y até um período determinado.

4 – Use ferramentas como OKRs e Balanced Scorecard

Algumas ferramentas de negócios contribuem na criação de estratégias, como os OKRs e a Balanced Scorecard.

Indicadores Balanceados de Desempenho, ou BSC, é uma metodologia que mede a performance das ações corporativas, em que os executivos definem metas que são cascateadas entre as equipes em um prazo mínimo de um ano, olhando para quatro perspectivas: financeira, mercado, processos internos e aprendizagem/crescimento.

As quatro perspectivas do BSC

Os OKRs, por sua vez, têm ciclos menores, na maioria das vezes, trimestrais e ajudam as equipes no acompanhamento do progresso das metas rumo aos objetivos macro, favorecendo o alinhamento e incentivando o engajamento em torno de resultados mensuráveis e esperados pela organização.

Componentes de uma OKR

O uso conjunto das duas metodologias oferece uma abordagem abrangente para o controle de metas.

Conheça ferramentas para planejamento e gestão estratégica

Ferramentas e recursos específicos podem simplificar e automatizar o planejamento e gestão estratégica. Confira:

Softwares de gestão de metas

Um software de gestão de metas é uma ferramenta virtual que automatiza os processos de planejamento e monitoramento de metas e objetivos de uma empresa. Esse tipo de sistema reúne dados, organiza tarefas, além de ter recursos que auxiliam a comunicação da equipe.

Um gestor sabe bem o quanto é importante ter suas iniciativas operacionais alinhadas à estratégia corporativa, portanto deve buscar um software de gestão de metas que proporcione essa vantagem, como é o caso do Módulo de Estratégia e OKRs do AEVO.

O software para gestão de estratégia e OKRs é a ferramenta ideal se sua intenção é fazer a gestão de metas da sua empresa em uma plataforma única, onde você possa acompanhar o desenvolvimento das iniciativas, ter mais controle sobre o acesso.

Além disso, permite a criação de espaços personalizados para os colaboradores acompanharem os status das metas e outras informações importantes.

Criar objetivos corporativos de forma clara e detalhada e manter suas equipes focadas na execução e nos resultados fica muito mais prático dentro desse sistema, que é integrado, acessível e mantém suas equipes conectadas e envolvidas em torno de um mesmo propósito.

Conheça o Módulo de Estratégia e OKRs do AEVO e desenvolva suas ações estratégicas com mais transparência e organização, com tudo que você precisa.

Modelos de estratégia

Existem diversos modelos de estratégias de negócios que contribuem para uma gestão mais simplificada.

O mais conhecido é o Modelo Canvas, que esquematiza o plano de negócio em nove partes e cada uma delas se refere a um aspecto da empresa: recursos-chave, parcerias-chave, proposta de valor, relacionamento com o cliente, segmentos de clientes, atividades-chave, canais de vendas, estrutura de custos e fontes de receita.

Mas, além do Canvas, também há outras ferramentas de planejamento estratégico, como Mapa da Empatia, Análise Pest, Matriz BCG, Forças de Porter, além da SWOT, OKRs e BSC, que já mencionamos.

Exemplos de estratégias de negócios bem-sucedidas

Confira bons exemplos de empresas que implementaram estratégias inovadoras e cresceram significativamente:

Nike

A gigante Nike é reconhecidamente inovadora e conseguiu expandir suas fronteiras por meio de uma excelente estratégia de marketing, parcerias inteligentes e amplas ações de inovação.

Em 60 anos de história, a organização tornou-se uma potência, com um valor de mercado de US$ 154 bilhões e uma posição dominante global no mercado de calçados.

Mercado Livre

O Mercado Livre também é uma empresa inovadora, e conseguiu desenhar uma estratégia que revolucionou o mercado virtual. Além de abrir oportunidades para as pessoas aumentarem suas rendas, desde 1999, a organização investe em frotas de entrega, formas de pagamento e solução de anúncios para seus vendedores.

Ambev

A Ambev é a fabricante de bebidas mais popular do Brasil, e se destaca por sua estratégia de negócios voltada para tecnologia e transformação digital, especialmente na gestão de recursos hídricos.

Estabelecendo metas desafiadoras, a marca reduziu o consumo de água em seus processos produtivos em 50% e mantém investimentos em projetos comunitários para melhorar a gestão de água em regiões carentes.

Conclusão

A estratégia de negócios é a ferramenta fundamental para manter o crescimento estratégico de uma empresa.

Adotar uma plataforma que ajude na gestão estratégica é uma decisão indispensável para empresas que desejam se tornar mais eficientes e transformar a gestão de metas no guia das suas ações!

Se a sua empresa deseja implementar um sistema de gestão de metas, fale com um dos especialistas da AEVO e saiba como podemos te ajudar através da tecnologia.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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