Hackathon: o que é, como funciona e dicas para se preparar

Hackathon é um tipo de evento (ou competição) que reúne programadores, que pode ocorrer presencialmente ou de forma remota, para desenvolver a melhor solução para um determinado desafio, seja o MVP de um software, um problema em aplicativo ou o desenvolvimento de um projeto inovador.

Os Hackathons são maratonas de programação com o objetivo de desenvolver soluções para um desafio específico proposto pelo organizador.

Além disso, é comum a realização de hackathons online, viabilizados por plataformas virtuais.

Esses eventos reúnem programadores, desenvolvedores, designers e outros profissionais ligados à tecnologia e inovação, em um tipo de jornada, ou maratona, para criar soluções para problemas desafiadores de uma empresa.

Entenda com mais detalhes o conceito de Hackathon, como participar e a sua relação com a inovação. Siga a leitura.

O que é hackathon?

Entenda o que são hackathons

Hackathon é um tipo de evento (ou competição) que reúne programadores, que pode ocorrer presencialmente ou de forma remota, para desenvolver a melhor solução para um determinado desafio, seja o MVP de um software, um problema em aplicativo ou o desenvolvimento de um projeto inovador.

O formato de competição, que era o mais comum anteriormente, ganhou novas roupagens a partir da expansão do conceito. Hoje, os hackathons estão cada vez mais presente nas empresas.

No meio corporativo, o hackathon não acontece necessariamente visando a construção de um software, mas, sim, em trazer soluções para o negócio, de modo geral.

Os participantes se juntam e tentam resolver determinado problema, ou até mesmo começam a propor projetos de melhoria de algum processo, ou produto já existente.

Um Hackathon dentro de uma corporação nada mais é do que um evento que busca a troca de ideias para desenvolver novas tecnologias e inovações.

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Origem do termo: Hack + Marathon

Hack significa programar com certa expertise. Já o termo “marathon”, significa “maratona”, em inglês. Ou seja, originalmente, o significado está diretamente atrelado à área de tecnologia e sua busca rápida por soluções.

A ideia original ainda ocorre, e muito, mas a adesão geral dessa técnica tem agradado muito as grandes empresas, que buscam cada vez mais entender o que é Hackathon e como implementá-lo em seu contexto.

Como participar de um hackathon?

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O Hackathon normalmente é algo muito presente nas startups, que são modelos de negócios escaláveis e que procuram constantemente por inovações e tecnologias. Entretanto, empresas de qualquer setor podem implementar a técnica.

Grandes nomes como Uber, SEBRAE, Globo, e até mesmo a NASA, utilizam dessa metodologia para instigar seus funcionários a pensar em novas formas de negócios e processos.

Agora, as maratonas de programação propriamente ditas – normalmente são realizadas por programadores, desenvolvedores, engenheiros e estudantes da área.

Os eventos costumam ser realizados em universidades, pois é onde concentra-se o público-alvo e também há as ferramentas necessárias para o evento.

No Brasil, grandes instituições de ensino, como USP (Universidade de São Paulo) e UNESP (Universidade Estadual de São Paulo), promovem edições do hackathon.

Como um Hackathon corporativo pode ajudar na inovação?

Os Hackathons corporativos proporcionam ambientes férteis para o desenvolvimento da inovação, usados especialmente para a criação de soluções tecnológicas inovadoras e disruptivas em um curto espaço de tempo, no geral, uma maratona compreende um período que pode durar de um dia a uma semana.

E diversas empresas interessadas em mudanças de paradigmas (e que geralmente utilizam dados abertos) fazem ou já fizeram Hackathons, no Brasil e no mundo.

Empresas como Petrobras, Visa, Facebook, Deloitte, Motorolla, Telefônica/Vivo, entre outras grandes empresas, já incorporaram às suas realidades essas maratonas de inovação.

No Facebook, por exemplo, os eventos acontecem com frequência, a cada seis ou oito semanas, e costumam durar uma noite inteira.

Foi de um desses Hackathons realizados no início da rede social que surgiram soluções como o botão “Curtir”. Atualmente, as maratonas são consideradas algo muito maior, e estão diretamente ligadas à cultura de inovação da empresa.

É interessante frisar que um Hackathon corporativo também pode ser extremamente útil tanto para integrar melhor as equipes de uma empresa, por exemplo, quanto para desenvolver o networking entre os participantes.

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Principais benefícios dos Hackathons

Promover uma maratona de hackathon, além de solucionar grandes problemas, traz muitos benefícios para a empresa.

Isso ocorre independendo se é um hackathon interno – realizado com os colaboradores – ou um hackathon aberto – com participantes externos à empresa, como startups e universitários.

Os benefícios dos desafios abertos são:

Já nos desafios internos, vemos:

  • Melhora na relação da equipe;
  • Estimula a cultura de melhoria contínua;
  • Engaja os colaboradores.

Como funciona um Hackathon on-line?

Organizar um evento com duração entre 24h a 48h envolve muitas questões logísticas. Afinal, é preciso reunir centenas de pessoas em um único espaço para chegar aos resultados desejados.

Por isso, um hackathon on-line é uma ótima opção para empresas que desejam ter o maior número de participantes possível.

Em um hackathon on-line, a interação é feita de forma remota. Os participantes são divididos em equipes e todos têm contato simultâneo através de chats e videochamadas.

Vantagens de um hackathon on-line

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Os hackathons podem durar até 48h e organizar e coordenar uma estrutura para centenas de pessoas por tanto tempo não é tão simples.

Organizar um evento de grande porte on-line tem muitas vantagens como o maior número de participantes, mais diversidade e acesso à pessoas de diferentes regiões.

Sem a barreira geográfica, o seu desafio pode atrair pessoas de qualquer lugar do mundo. Além de ter mais possíveis soluções, terá mais diversidade de gênero, raça e idade.

Outro benefício é a concentração dos times. Virtualmente, eles podem se ater às ideias sem distrações, diferente do presencial que, geralmente, é realizado em um local movimentado, com todos os participantes, organizadores, patrocinadores e etc.

Todavia, os realizadores devem se preocupar que o ambiente remoto tenha todas as condições para o evento e os desafiados, assegurando que todos tenham os acessórios e dispositivos que precisam, além do conforto de estarem em casa.

5 passos para organizar um Hackathon on-line

Vamos agora aos primeiros passos para você conseguir realizar um Hackathon on-line na sua empresa:

Determine o objetivo do Hackathon

O primeiro passo é estabelecer qual será o objetivo da maratona. Cada segmento de mercado possui as suas particularidades, bem como cada empresa, leve isso em consideração.

Coloque em pauta os problemas que a sua organização está enfrentando, depois disso defina para qual desses desafios a inovação pode solucionar. Lembre-se também de que esse problema deve ser algo desafiador, que tem grande impacto para a empresa.

Defina a plataforma

O Hackathon on-line é eficiente, mas é preciso que todos os participantes tenham acesso à plataforma e que ela seja eficaz. Para um bom andamento do evento, defina alguns requisitos básicos, como:

Para os participantes:

  • Inscrição on-line;
  • Formação dos times de forma simples;
  • Envio dos projetos;
  • Interação via chat e/ou videoconferências entre os membros dos times.

Para o organizador:

  • Acessar os perfis dos participantes e os seus projetos;
  • Possibilitar votação on-line;
  • Interagir com os times e participantes.

Defina a premiação

É sempre interessante dar um prêmio para a equipe vencedora. Prêmios em dinheiro e dispositivos eletrônicos são premiações comuns. Pense também em entregar certificados para os participantes.

Tudo isso funciona como uma motivação a mais para participar.

Estabeleça um regulamento

Tanto o Hackathon on-line, quanto o presencial, precisam de um regulamento e é muito importante que todos os participantes tenham acesso a ele durante todo o evento.

As regras devem conter informações como pré-requisitos das soluções a serem desenvolvidas, fontes e dados que os participantes podem acessar.

Também é interessante documentar as respostas para as perguntas mais frequentes (FAQ), assim os participantes têm as informações que precisam.

Invista na divulgação do evento

Divulgar o seu hackathon on-line é fundamental para que o maior número possível de participantes se inscreva.

Utilize as redes sociais, comunique-se com universidades e startups, atraia os melhores profissionais para o seu evento.

Impulsionando a inovação com a maratona de Hackathon

A maratona de Hackathon tem como principal objetivo desenvolver ideias inovadoras que beneficiam não somente a empresa organizadora do evento, mas que podem transformar todo o mercado em que estão inseridas.

Tais eventos contribuem para moldar a cultura de inovação aberta da organização, mantendo-a em contato com startups e universidades que estão sempre desenvolvendo novidades.

Quanto mais as corporações investirem em tais métodos de inovação, mais à frente no mercado elas estarão.

Ferramentas são desenvolvidas a todo o momento para subsidiar essa transição, como o AEVO, um software de gestão da inovação que conecta grandes empresas com parceiros ideias para solucionar seus desafios.

Exemplos de Hackathon inovadores

Mesmo que a Maratona de Hackathon pareça ser algo novo, grandes empresas – principalmente multinacionais – promovem esses eventos já há algum tempo.

Confira alguns exemplos:

Uber Hack

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O Uber Hack é um evento realizado pela Uber, que busca inovações na área de tráfego e transporte. Em um dos desafios, uma das equipes levantou o dado que 34% do engarrafamento das grandes cidades se deve pela busca de vaga.

Os motoristas andam mais devagar buscando um lugar para estacionar e isso gera um efeito cascata. Os participantes acabaram desenvolvendo o aplicativo VAGOO, que cruza informações de vagas pela cidade e motoristas.

Decathlon

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A Decathlon é uma grande loja de produtos esportivos e realizou uma Maratona de Hackathon para tentar diminuir a rotatividade de seus funcionários.

Depois do evento, os Recursos Humanos implementaram novas técnicas de processo seletivo que resultaram em 5% menos de demissões por funcionários que não se identificavam com a empresa.

Totvs

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A Totvs é uma empresa de tecnologia e realizou-se um evento de Hackathon para tentar chamar mais a atenção dos jovens. Os casos são realizados em universidades com o objetivo de escutar o que os estudantes desejam.

Segundo o vice-presidente do setor de Recursos Humanos, a busca por vaga aumentou aproximadamente 130% de um ano para o outro.

Visa

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Em uma das maratonas da Visa, os participantes deveriam desenvolver soluções digitais para os consumidores usando as APIs da empresa como base.

Em 24 horas, a maratona resultou em três soluções ganhadoras, OnPay, Pay365 e BotPay.

Confederação Nacional do Transporte (CNT)

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A Maratona de Hackathon da CNT buscava soluções para armazenagem, processamento, dados de coleta, nível de consumo e muitos outros detalhes do dia a dia operacional.

A empresa relatou resultados muito promissores através da melhoria contínua dos processos.

NASA

A NASA criou o Nasa Space Apps Challenge em 2012 e este se tornou a maior Maratona de Hackathon do mundo. Atualmente, é realizada também no Brasil, em diversas cidades.

Envolve milhares de pessoas que buscam trazer maiores inovações e soluções para os desafios do órgão, ligado ao Governo dos Estados Unidos.

Para reforçar o conhecimento deste artigo, responderemos as duas principais dúvidas do tema abaixo:

O que é hackathon?

Hackathon são eventos e competições entre programadores, que podem ocorrer presencialmente ou de forma remota, para desenvolver a melhor solução para um determinado desafio, seja o MVP de um software, um problema em aplicativo ou o desenvolvimento de um projeto inovador.

Como participar de um hackathon?

Para participar de hackathons corporativos, o interessado deve ficar atento às redes sociais, sites e notícias de empresas, startups, centros de inovação e universidades que tem a tradição de realizar a maratona. Além disso, outra forma de participar é por meio dos hackathons internos nas organizações, onde os colaboradores são envolvidos no processo inovativo para gerarem soluções.

Conclusão

Os Hackathons podem desenvolver soluções com impactos muito positivos para as organizações. Com ações assim, você impulsiona a inovação na sua empresa e gera ótimos resultados.

Ler esse artigo é apenas o primeiro passo para revolucionar o fluxo de ideias e inovações da sua empresa, o próximo é definir a melhor estratégia tornar a sua organização mais inovadora. Se você quer saber como fazer isso, conheça a AEVO.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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