Novos negócios: ideias, tendências e como começar

É possível definir novos negócios como a saída empreendedora por onde empresas miram em atender novas tecnologias, demandas de mercado ou inovações. Com novos negócios, as companhias podem estar buscando novos caminhos onde o produto atual pode trilhar, se adaptar ou conquistar um mercado completamente diferente.

Em um cenário de mercados cada vez mais competitivos, empresas e seus gestores precisam estar preparados para identificar oportunidades de novos negócios.

Isso significa estar atento à concorrência, investir em inovação e ter um tempo de resposta reduzido em relação a implementar estratégias que podem alavancar o escopo da empresa de forma assertiva.

Em outras palavras, a Coca-Cola não se contentou em vender apenas um refrigerante, as gigantes de tecnologia expandem seus negócios através da criação de novos serviços de forma recorrente e startups surgem já focadas em aberturas de mercado convidativas.

Neste artigo, vamos abordar o que está por trás da criação de novos negócios, como as empresas podem aprimorar seus portfólios e alcançar novos públicos de forma estratégica.

Atualmente, existem formas de estruturar uma nova empreitada com planejamento mais eficaz, além de soluções aplicadas à inovação. Continue a leitura.

O que são novos negócios?

É possível definir novos negócios como a saída empreendedora por onde empresas miram em atender novas tecnologias, demandas de mercado ou inovações.

Os novos negócios se relacionam com o conceito de ambidestria organizacional, onde empresas estão buscando novos caminhos onde o produto atual pode trilhar, se adaptar ou conquistar um mercado completamente diferente.

Ou seja, novos negócios são a forma que empresas encontram para se manterem relevantes em um mercado, ao mesmo tempo que exploram novas oportunidades. Isso se revela necessário pela própria mudança de tecnologias, demandas de consumo, economia e objetivos internos definidos pela empresa.

Basta pensarmos em empresas como o Spotify, criada em 2006 em meio ao reinado do MP3, e que hoje domina boa parte do mercado de plataformas de streaming de áudio.

Recentemente, a empresa incluiu uma feature adicional em alguns países, onde usuários podem personalizar playlists e bibliotecas de músicas com auxílio de inteligência artificial, visando essa gigantesca tendência de mercado.

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Tendências de negócios promissores

É importante salientar que as empresas devem focar em mais pontos além das tendências de negócios, principalmente quando elas são embasadas no surgimento de novas tecnologias.

Entender o momento atual da organização, realizar um planejamento detalhado e aprofundar estudos de mercado são formas de garantir decisões mais realistas.

O olhar para novos negócios pode estar atrelado à expansão de uma empresa já ativa, com necessidade de recalcular a rota frente às movimentações inesperadas de mercado ou entrada no setor do empreendedorismo.

A seguir listamos algumas tendências que despontam como promissoras para quase todos os perfis citados.

Leia mais:
Modelos de negócios inovadores: 3 exemplos e dicas de como criar
Modelo Canvas: o que é, qual a proposta e exemplo pronto

Negócios digitais

Nos últimos anos, o Brasil conseguiu se posicionar como um dos principais players mundiais no e-commerce.

De acordo com a ABComm, houve um faturamento de R$200 bilhões em 2024 pelo setor, com projeção de 15% a mais no total de 2025. As previsões indicam excelentes oportunidades de mercado para quem deseja investir em novos negócios digitais. 

Mas, engana-se quem pensa que os negócios digitais se restringem ao e-commerce, já que empresas investem cada vez mais na sua presença digital. Nesse sentido, o marketing digital se sobressai como um recurso para impulsionar tanto novos negócios, ajudando no posicionamento de mercado, quanto empresas já consolidadas, reforçando sua autoridade.

Continue aprendendo: Como identificar oportunidades de inovação nas empresas?

Sustentabilidade e economia circular

Atuação com responsabilidade social e ações efetivas de sustentabilidade estão no core de muitas empresas recém-chegadas ao mercado.

Consumidores estão cada vez mais direcionados a se relacionarem com marcas atreladas a práticas sustentáveis, como uso de fontes renováveis de energia, transparência e embasamento do modelo de negócio em produtos e serviços ecológicos.

Setor de tecnologia

Se 2024 foi o ano da inteligência artificial, graças ao enorme ganho de popularidade do ChatGPT e seu concorrente, Deepseek, os próximos anos prometem movimentar ainda mais o setor tecnológico.

O uso e adaptação dessas ferramentas se estende por ramos como educação, gestão de tarefas, administração de empresas, indústria, entre outros.

Outros segmentos como os atuantes no desenvolvimento de ferramentas de inovação e consultorias para empresas baseadas em serviços digitais também estão em alta.

O principal atrativo é a possibilidade de personalização de cada solução conforme a necessidade do cliente, ajudando a estruturação de novos negócios conforme a etapa do projeto e maturidade do cliente.

Mercado de alimentação saudável 

A indústria alimentícia segue sendo um dos negócios lucrativos para quem deseja investir em um novo empreendimento ou diversificar seu ramo de atuação.

A principal vantagem é a faixa de investimento relativamente baixa, que não precisa depender de estoque, principalmente em negócios estabelecidos de forma 100% digital. 

Redes de franquias e parcerias com marketplaces ou serviços de delivery impulsionam negócios visando produtos de alimentação saudável.

O consumo dentro do universo fitness engloba muitas pessoas das gerações Y e Z, e oferece um grande potencial de mercado considerando os 47% de brasileiros que ainda são sedentários, segundo dados do Sebrae.

Ideias de novos negócios lucrativos

Diversas instituições divulgam regularmente levantamentos que se aprofundam em tendências e panoramas de mercados específicos, o que favorece entender os riscos e planejar um novo negócio.

Mas, conforme já listado, muitas ideias de novos negócios podem, sim, ser bastante lucrativas, desde que haja um movimento estratégico por parte da empresa ou empreendedor por trás.

Modelos de negócios online

Diante do grande acesso a smartphones, o alcance de negócios dentro do meio digital se potencializa. Durante a pandemia, os marketplaces ganharam fôlego, permitindo que pequenos e médios empreendedores entrassem no cenário digital, com a mesma estrutura de grandes players.

O formato dropshipping também é outro segmento que cresce consideravelmente, dispensando a necessidade de estocar produtos e aproveitando as vantagens de acesso a produtos internacionais pela internet.

A segmentação por público-alvo atrai negócios que desejam focar em personalização e um branding contemporâneo.

Serviços personalizados

Plataformas de streaming, IAs generativas e até mesmo serviços de educação EAD já se tornaram habituais para os consumidores.

Agora, eles desejam pagar pela assinatura de um produto ou serviço, e receber, para além do ”básico”, uma experiência personalizada. Para empresas, isso surge como oportunidade para entender ainda mais o público-alvo, e atrair clientes qualificados. 

Setor de bem-estar e saúde

Por conta do foco estar cada vez mais na experiência em relação ao produto e/ou serviço, do que nele em si, novos negócios do segmento de saúde e bem-estar também buscam se adaptar.

Academias com ambientes temáticos, voltadas para público premium, com parcerias de clínicas e serviços de spa são alguns exemplos.

O segmento de estética também ganha projeção nesse mercado, acompanhando as principais tendências de procedimentos e tratamentos da moda, mas focados em atender um público personalizado.

Não à toa, é um setor que trabalha lado a lado com influenciadores e fazendo marketing no digital, falando diretamente com o perfil desejado.

Como iniciar um novo negócio do zero

Não existe fórmula mágica para quem deseja começar um novo negócio. Investir em empreendedorismo e inovação requer estratégia, paciência e foco, com a vantagem de poder contar com soluções em tecnologia. Porém, existem alguns pontos-chave que aumentam as chances de sucesso na hora de estruturar um novo empreendimento:

Pesquisa de mercado

Todo negócio iniciante deve partir de uma pesquisa aprofundada de mercado. Qual o contexto atual? Existem concorrentes? O que a empresa oferece? É algo realmente inovador ou que já existe? E isso tudo pode estar dentro de uma modelagem de negócios.

É possível usar algumas matrizes como SWOT, que colocam no papel todas as nuances para facilitar a tomada de decisão de forma mais estratégica.

Estruturação do plano de negócios

Depois do estudo de mercado, é hora de estruturar um plano de negócios. Aqui é o momento de analisar a força da sua ideia, os pontos fortes e fracos, elencar desafios e qual a estratégia utilizada para alcançar o objetivo.

Também é o momento de olhar com atenção para o orçamento, fazendo decisões que vão garantir a execução do plano.

Captação de recursos e investimentos

Mesmo empresas já consolidadas, que decidem navegar por um novo negócio, precisam passar pela captação de recursos.

Essa etapa pode exigir alocar investimentos internos para a nova empreitada, ou buscar parcerias externas, como fundos de pesquisa e desenvolvimento, contratos com startups e afins. Aqui, o importante é seguir o plano orçamentário definido na etapa anterior.

Estratégias de marketing e vendas

Nem sempre um negócio recém-criado vai ter clientes rapidamente. Por isso, é importante levantar na pesquisa de mercado quais as estratégias adotadas pela concorrência, para identificar demandas e oportunidades.

Uma estratégia de marketing multicanais que considere o branding tem maiores chances de atingir o público-alvo em um tempo reduzido, e com menor custo.

Erros comuns ao abrir um novo negócio

É fato que as oportunidades existentes ao abrir um novo negócio são atrativas, mas mesmo com um bom planejamento, muitos empreendedores acabam caindo em situações que poderiam ser evitadas.

No blog da AEVO, frequentemente compartilhamos conteúdos que podem ajudar na blindagem desse tipo de situação, confira:

Falta de planejamento financeiro

Mesmo empresas de maior porte podem se ver em situações difíceis após investirem em um novo negócio sem o devido planejamento financeiro.

A criação de um capital exclusivo, reserva de emergência e direcionamento de investimentos de maneira estratégica, se não feitos corretamente, podem comprometer a criação e continuidade do negócio recém-criado.

Falta de conhecimento do público-alvo

A internet possibilita que qualquer pessoa ou empresa fale com o mundo todo, e isso pode ser um fator arriscado.

Dedique esforços para mapear e entender quem é o seu público, o que consome, como se comunica e o que sente falta. Isso melhora o desenho de estratégias que de fato vão atingir esse perfil, evitando que você gaste recursos falando com quem não possui interesse no seu produto ou serviço.

Desconsiderar a concorrência e o mercado

Mesmo o produto mais inovador vai ter concorrentes. Portanto, não subestime o mercado e busque se atualizar com o que as demais empresas estão fazendo, como estão fazendo e enriquecer suas táticas de ação com esses insights.

O mercado é feroz, e mesmo com boas ideias nas mãos é possível ser pego de surpresa por conta de despreparo na hora de competir.

Exemplos de negócios de sucesso 

Diante de todas essas dicas, novos empreendedores podem estruturar suas ideias de forma concreta e alcançar resultados expressivos. Conheça dois exemplos de empresas nacionais que estão expandindo seus negócios:

Desapegue

Criada em 2016 em Florianópolis (SC) a, hoje, rede de franquias Desapegue surgiu como uma forma de renovar o guarda-roupa, gerar renda extra e praticar um consumo sustentável, pela fundadora Julia Bottechia.

Atualmente, o negócio conta com 3 unidades e acompanha uma demanda por consumo consciente, produtos de qualidade e proximidade com os consumidores, focando na experiência para além do produto.

Leia mais: Inovação de produto: o que é, exemplos e características

Buysoft

Um dos principais desafios de novos negócios voltados para tecnologia é o licenciamento de ferramentas e softwares, que costumam ter um preço elevado.

Entendendo essa dor, Clemilson Correia fundou a Buysoft em 2010, em Maringá (PR), facilitando o acesso de empresas enxutas a ferramentas digitais de grandes empresas no setor, como Adobe e Microsoft.

O faturamento da organização já superou os R$25 milhões, baseado em democratização de acesso e conformidade com as tendências de mercado.

Conclusão

Os novos negócios movimentam não só o mercado como levam a uma evolução das tecnologias, inovações e vida de toda a sociedade.

Se a sua empresa precisa de ajuda para estruturar um programa de inovação que estimule o surgimento de novos negócios e aproveite todo o potencial inovador dos colaboradores e do ecossistema de inovação, pode contar com a AEVO.

AEVO é uma plataforma completa de Gestão da Inovação que conta com soluções de ponta a ponta para estruturar, dar mais governança e gerar resultados para as empresas através de programas de inovação.

Grandes empresas do Brasil e do exterior confiam nas soluções da AEVO, pois com a sua tecnologia permite que as empresas tenham mais praticidade para gestão dos programas de inovação com o AEVO Innovate; e expertise e projetos personalizados em todo o processo através da sua consultoria de inovação.

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como a AEVO pode ajudar a sua empresa a alcançar grandes resultados com a inovação.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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