Tendências de mercado para 2025: saiba quais as principais

As tendências de mercado são verdadeiras balizadoras para tomada de decisões com foco em crescimento, isso porque, é por meio dessas percepções do movimento de mercado em que se está inserido que é possível antecipar novidades e gerar valor para o negócio, diante do público interno, dos concorrentes e dos consumidores. 

As tendências de mercado são verdadeiras balizadoras para tomada de decisões com foco em crescimento, isso porque, é por meio dessas percepções do movimento de mercado em que se está inserido que é possível antecipar novidades e gerar valor para o negócio, diante do público interno, dos concorrentes e dos consumidores. 

Entenda melhor quais são as tendências de mercado previstas para 2025 e como aproveitar as oportunidades para se destacar com inovação e mais competitividade. Siga a leitura.

O que são tendências de mercado?

De forma conceitual, as tendências de mercado são movimentações de mercado que seguem um padrão de comportamento, as quais revelam uma possível direção de como um setor, mercado ou segmento de atuação está se desenvolvendo.

As tendências de mercado são absorvidas e moldadas por diferentes fatores, sendo os principais: o avanço tecnológico, as novas legislações, a mudança no comportamento dos consumidores e as transformações econômicas e sociais. 

Obviamente, nem toda tendência se concretiza como uma mudança estrutural no mercado, mas é importante considerar que todas elas podem ter um impacto significativo no negócio. Dessa forma, vale sempre avaliar: essa é uma tendência passageira (um modismo, que tem curta duração)? Ou é uma megatendência (que realmente vai gerar um impacto nos hábitos de consumo)?

De fato, se antecipar às demandas futuras e adaptar estratégias para se manter relevante, competitivo e ativo no mercado de atuação são os principais benefícios de observar, explorar e aplicar as tendências de mercado.

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Por que é importante acompanhar tendências de mercado?

Acompanhar as tendências de mercado é uma prática fundamental para toda empresa que deseja se destacar quanto o assunto é inovação.

Diante de um cenário econômico cada vez mais acirrado, sair na frente pode ser um grande diferencial para os potenciais clientes e até investidores de mercado.

Vale lembrar que a chegada de novas tendências torna o segmento ainda mais competitivo, para manter o mercado sempre em evolução.

Nesse cenário, a inovação empresarial se mostra um pré-requisito para sobrevivência de qualquer organização, que tem como foco a manutenção da sua competitividade; e a cultura de inovação passa ser a alavanca que possibilita que a empresa não estagne diante dos desafios e mudanças, mas se antecipe às novidades e conquiste espaço.

Como identificar tendências através da inovação?

Para conhecer e implementar as tendências através da inovação é fundamental manter uma constância no trabalho de pesquisa e ter uma atenção aguçada para as novidades de mercado, pois não é apenas na transição de um ano para o outro que as tendências mudam.

Na verdade, o mercado muda a todo momento e é muito importante que a organização esteja atenta e disposta a esses ajustes constantes.

Por isso, observe cenários macro e micro nos quais a empresa está inserida, participe de eventos e mantenha a análise SWOT sempre em dia com os novos movimentos de mercado.

Observar líderes do segmento e pesquisadores também favorece a geração de insights e prepara a empresa para novos desdobramentos. E, claro, considerar o feedback e a satisfação dos seus clientes fará com que as expectativas e percepção de valor que eles têm sobre a marca cresça.

Reforçando, somente uma cultura de inovação possibilita esse cenário, pois com um conjunto de hábitos que promove, de forma recorrente, a criatividade e a geração de ideias é que é possível criar novas frentes de adaptação, otimização de recursos e melhora de resultados.

Principais tendências de mercado em 2025

Para 2025, as mudanças do mercado prometem seguir o mesmo ritmo do fechamento de 2024, com destaque para o crescimento da automação, responsabilidade social e sustentabilidade e experiência do cliente. Confira:

1. Digitalização e automação

A transformação digital avança em diferentes setores, especialmente, focada na automação de processos.

Contar com os recursos da inteligência artificial para tornar a execução de atividades repetitivas mais simplificada e liberar o tempo dos colaboradores para ações mais estratégicas pode trazer retornos significativos na valorização dos profissionais, otimização de tempo e resultados financeiros.

2. Sustentabilidade e responsabilidade social

A crescente atenção a temas como ESG, sustentabilidade e responsabilidade social tem transformado o rumo das tendências de mercado há algum tempo, e vai continuar ainda mais forte. Isso porque, os hábitos de consumo já seguem também uma linha mais consciente, em que o próprio público-alvo passa a priorizar empresas que trabalham com produtos ecológicos, embalagens sustentáveis e que exerçam baixíssimo impacto no ecossistema.

Continue aprendendo: ESG e inovação: conceito, relação e boas práticas

3. Experiência do cliente

A prática da inovação frente às novas tendências de mercado sempre considerou a percepção do cliente, e vai continuar sendo assim.

Afinal, a personalização da experiência é um grande diferencial competitivo e é essencial para quem deseja se destacar no mercado atual.

Existem diversas formas de melhorar a experiência do consumidor, mas a principal delas é considerar uma jornada de compra completa, única, simples e satisfatória; independente se sua organização oferta produtos ou serviços.

O que o seu cliente deseja contratar, ele o faz de forma simplificada e aderente ao que ele entende como positivo? Nesse ponto, o alinhamento recorrente de valores do que é realmente “bom para o cliente” é essencial.

4. E-commerce e omnichannel

A expansão do varejo digital prospera e, entre as tendências de mercado para 2025, o e-commerce e a oferta de múltiplos canais de venda se estabelecem no chamado phygital (conceito que integra o físico ao digital), em que lojas conceito irão se transformar em espaços de experiência e interação com as marcas, e as vendas virtuais continuarão em alta.

5. Franquias

A adesão às franquias se mantém como uma das tendências para 2025, pois contam com modelos escaláveis e com a menor taxa de mortalidade entre os modelos de negócio, apenas 3%.

Além disso, as opções de microfranquias também se mostram um investimento ainda mais atrativo, pois o custo inicial é reduzido.

6. Uso de IA nas empresas

Sem dúvidas, a automação está revolucionando a maneira como as empresas do século XXI operam, trazendo maior eficiência de processos e redução de custos.

As tecnologias de softwares de gestão de estoque, PDV e CRM, ERPs e chatbots já nãosão mais novidades, mas a chegada da IA Generativa promete, ainda, revolucionar o mercado e abrir caminho para novas formas de execução de tarefas e personalização de experiências. 

7. Parcerias estratégicas

Muitas das oportunidades de inovação estão diretamente ligadas a parcerias estratégicas, afinal, por meio da colaboração entre empresas é possível expandir o alcance das marcas, conquistando mais visibilidade diante dos consumidores e do próprio mercado.

Dessa forma, vale avaliar essa tendência a partir das empresas que concorrem com seus produtos ou serviços, ou organizações que alcançam o mesmo público, mas com ofertas diferentes e, assim, desenhar uma proposta de parceria.

8. Economia compartilhada

Mais uma vez com foco na sustentabilidade e nas formas de consumo consciente, a economia compartilhada se estabelece como tendência estrutural. Esse modelo econômico estima o reaproveitamento de bens e o compartilhamento de serviços, como, por exemplo, o uso de uma área de lavanderia compartilhada em condomínios.

O foco dessa tendência está em proporcionar às pessoas mais amplitude de ofertas, de forma que não se precise adquirir um bem para si, mas alugá-lo por um período necessário, estando este bem disponível para outro consumidor na sequência.

Como identificar tendências de mercado?

Aprender a identificar oportunidades de mercado amplia a visão para novas frentes de negócio. De fato, como já apontamos, existem muitas formas de acompanhar as tendências, mas as principais fontes são:

Uso de dados e analytics

Ferramentas para monitorar mudanças e comportamento do consumidor são essenciais para identificar tendências e obter insights.

Por isso, é sempre importante acompanhar os dados de tráfego e engajamento de clientes por meio de ferramentas de analytics, como o Google Analytics e o Google Trends; além disso, é interessante analisar o comportamento dos usuários através de mapas de calor (ferramentas como Hotjar e Clarity são úteis para essas ações).

Outras informações de segmentação em ferramentas como o Brandwatch ou o Euromonitor podem complementar uma boa análise.

Observação de concorrentes e líderes de mercado

Obviamente, além das ferramentas, acompanhar concorrentes e líderes de mercado é igualmente importante para entender como o nicho ao qual a empresa se insere está reagindo diante das mudanças.

Pesquisa de mercado e feedback dos clientes

Estudos e pesquisas de mercado voltadas para seu segmento são ideais para obter insights valiosos e identificar novas oportunidades.

Além disso, o feedback dos clientes é extremamente promissor não apenas para correção de erros e ajustes de rotas, mas para uma melhora da experiência, além de outras oportunidades de inovação.

Exemplos práticos de adaptação às tendências

É completamente possível vivenciar tendências e se adaptar às transformações de mercado. Confira alguns exemplos:

Netflix

Quem conhece a Netflix apenas como streaming, não costuma saber que, em 1997, Reed Hastings, fundou a empresa como um sistema de assinatura de DVDs, em que a pessoa mantinha o filme consigo pelo tempo que quisesse e, após assistir, devolvia o DVD por meio de um envelope pré-pago.

O modelo atual de negócio só teve início em 2007 e chegou ao Brasil em 2011, com pioneirismo. Atualmente, a Netflix conta com 282,7 milhões de assinantes em todo o mundo, superando seus concorrentes.

A marca foi a responsável por uma disrupção completa no mercado de filmes e entretenimento, modificando o comportamento do consumidor.

Magalu

Criada na década de 50 e amplamente conhecida como uma empresa de varejo, em 2019, a Magazine Luiza passou por uma importante transformação digital que elevou seu lucro à casa de R$1 bilhão.

Observando as tendências de mercado no digital, a empresa reforçou a equipe comercial, mudando processos de venda e investindo em marketing digital com foco em promoções. Essa nova cultura deu tom para a hoje, Magalu, que, em 2021, faturou quase 56 bilhões de reais.

Hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e Samaritano

Os hospitais Albert Einstein, Sírio Líbanês e Samaritano possuem uma certificação chamada de HIMSS que significa Health Information and Management Systems Society ou, em português, Sociedade de Sistemas de Informação e Gerenciamento em Saúde.

Esse é um dos reconhecimentos mais importantes da área da saúde e atesta a excelência dos serviços médicos em relação aos principais avanços tecnológicos do segmento, prova de que as tendências de mercado afetam todos os tipos de segmentos.

Estratégias para aplicar tendências ao seu negócio

Uma vez com as novas oportunidades de mercado identificadas, como integrar as tendências à estratégia empresarial e alinhar as mudanças do mercado com os objetivos do negócio? Entenda:

  • 1. Defina seus objetivos: em primeiro lugar é importante definir seus objetivos com essas mudanças. Ajustar-se às tendências trará quais tipos de ganhos e resultados? 
  • 2. Coleta todos os dados necessários: para ter clareza para conduzir uma transformação, é preciso reunir o máximo de informações e categorizar esses dados no cenário da sua empresa.
  • 3. Interpretação dos dados: com os dados coletados é preciso entender padrões e, por meio de uma análise SWOT, identificar em quais setores da sua organização é possível aplicá-los.
  • 4. Validação das tendências: nesse passo, valide se a tendência é realmente relevante para seu negócio e se a mudança organizacional trará os benefícios definidos no primeiro passo, estabelecendo um prazo para o teste.
  • 5. Integração efetiva da tendência: por fim, com a validação confirmada, integre efetivamente a tendência ao seu modelo de negócios, e revise missão, visão e valores para garantir que toda a organização esteja alinhada à nova fase

Conclusão

É nítida a importância de ser manter atento as tendências de mercado, alinhando inovação e criatividade aos movimentos contínuos do mercado, dos consumidores e concorrentes.

Se a sua empresa busca ser líder em inovação, pode contar com a AEVO.

AEVO é uma empresa que oferece soluções de ponta a ponta para a gestão do processo de inovação com o uso de IA Generativa, priorizando o alinhamento das iniciativas inovadoras à estratégia de negócio, a geração de resultados positivos e ROI da inovação.

Para isso, as empresas podem contar com a tecnologia do software AEVO, que permite estruturar, digitalizar e gerenciar com eficiência um Programa de Inovação Corporativa. Além disso, a AEVO também oferece uma consultoria de inovação estratégica que atua em parceria com as empresas para solucionar os principais desafios de negócio.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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