A geração de ideias deve ser estimulada e encorajada nas empresas, pois são elas que fazem surgir projetos de inovação que geram valor real para o negócio. Para isso, várias ferramentas e métodos podem ser utilizados com foco em identificar oportunidades de inovação.
Peter Drucker, conhecido como o pai da administração, defendeu que a maioria das inovações provém de uma busca consciente (e intencional) para encontrar as oportunidades de inovação.
Isso significa que boas ideias não chegam sozinhas, elas precisam ser sistematizadas para serem capazes de construir caminhos que promoverão soluções inovadoras.
Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre como estimular boas ideias e identificar oportunidades de inovação para o seu negócio. Continue a leitura.
O que são oportunidades de inovação?
A inovação é um instrumento de mudança de perspectivas, resultados e longevidade de diferentes tipos de negócios. Nesse sentido, as oportunidades de inovação são o meio pelo qual é possível explorar várias possibilidades de crescimento e melhoria de uma empresa, área ou processo (seja através da melhoria contínua ou da criação de algo totalmente inédito).
Empresas que não investem em inovação permanecem estagnadas, pois não se diferenciam nem atingem grandes resultados, sendo consumidas pela concorrência.
As oportunidades de inovação, nesse cenário, são as chances de aplicar mudanças e transformações a partir de boas ideias.
Mas como isso pode ser feito? A ISO 56002, uma norma internacional que oferece diretrizes para a gestão da inovação em organizações de todos os tipos e tamanhos, conta com orientações importantes que podem pavimentar o caminho em busca das oportunidades de inovação, como:
- Identificação de conceitos;
- Criação de conceitos;
- Validação de conceitos;
- Desenvolvimento dos conceitos;
- Implantação de soluções.
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Quais as estratégias para identificar oportunidades de inovação?
Drucker, em seu livro “Inovação e Empreendedorismo”, identificou as sete fontes de inovação, sendo quatro internas: o inesperado, a incongruência, a necessidade do processo e as mudanças estruturais; e três externas: mudanças demográficas, mudanças em percepção e os novos conhecimentos, reforçando novamente que para identificar oportunidades de inovação, é preciso ter gestão de inovação.
Imerso na perspectiva de Drucker, podemos mencionar algumas características de cada uma dessas fontes:
- O inesperado: fala sobre o sucesso e o fracasso inesperado, que motiva e movimenta mudanças e transformações através de oportunidades de inovação;
- Incongruência: permite identificar oportunidades de inovação a partir da observção de incongruências em processos, produtos ou mercados;
- Necessidade do processo: como o nome sugere, ocorre quando é percebida uma demanda a ser aprimorada ou modificada;
- Mudanças estruturais: ocorre quando há mudanças significativas em uma indústria ou mercado, abrindo espaço para a inovação;
- Mudanças demográficas: surge quando há movimentações demográficas, seja em uma população, grupo ou composição familiar, que demanda por mudanças inovadoras;
- Mudanças em percepção: diz respeito a forma como as pessoas percebem o mundo que as cerca, essa “percepção” se vincula a valores, comportamentos e hábitos, o que pode acarretar na necessidade de desenvolvimento de novas soluções através da inovação;
- Novos conhecimentos: diz respeito ao surgimento e adesão de novas tecnologias, métodos, ideias e combinações de conhecimento que abrem caminhos para boas oportunidades de inovação. Este aspecto está relacionado diretamente ao avanço científico e tecnológico.
Além disso, existem outras ferramentas e métodos úteis para identificar oportunidades de inovação, como:
1 – Programa de ideias
Para gerar ideias de forma consistente é importante contar com um sistema que ordene todo o processo de inovação – da ideação à implantação.
Por isso, ter um Programa de Ideias, isto é, um ambiente onde se organizam ideias com potencial de trazer soluções inovadoras para a organização, é fundamental.
Em um programa de ideias, os gestores de inovação ganham mais tempo e facilidade de governança, fazendo com que as ideias avancem no funil, assim, gerando mais inovação e resultados para a empresa.
Além disso, os colaboradores também são beneficiados ao contarem com uma plataforma simples e intuitiva para registrar suas sugestões de melhoria e inovação, com a certeza que terá transparência e feedback em todo o processo.
2 – Análise de mercado e tendências
Outra porta de entrada para oportunidades de inovação é realizar constantemente análises de mercado e de novas tendências.
O “olhar para fora” favorece insights valiosos sobre possíveis oportunidades de melhoria em negócios. Por isso, observe e esteja atento às mudanças sociais e legais, avanços tecnológicos, tendências de consumo e lacunas no mercado para se antecipar às necessidades de mercado.
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3 – Análise SWOT
Sem dúvidas, o “olhar para dentro” também é igualmente importante no processo de inovação. E para isso, os profissionais podem contar com análise swot. SWOT é uma forma prática de analisar o momento da empresa, identificar necessidade e gargalos, que podem se traduzir em excelentes oportunidades de inovação.
Considerar suas Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) abre a visão para novos processos de inovação e melhorias internas que irão reverberar para fora.
4 – Brainstorming
O brainstorming ou “tempestade de ideias” é um ótimo exemplo de ferramenta prática para ideação e engajamento da equipe, pois uma vez que o ambiente organizacional está em constante evolução, é importante sair da zona de conforto e encorajar a criatividade e o pensamento fora da caixa.
Essa sistematização do pensamento criativo tem grande potencial de produzir insights inovadores.
5 – Pesquisa e feedback dos clientes
Como costumamos dizer, a centralidade do cliente é um pilar da inovação. Portanto, se você deseja ver criação de novos produtos, antecipação às novas tendências e aumento de competitividade da sua organização, escute seus clientes.
Faça pesquisa e colha feedbacks para identificar oportunidades de inovação e de melhorias muito valiosas e advindas de uma fonte completamente confiável e comprometida com sua organização.
Transformando oportunidades em inovação na prática
Uma vez que as oportunidades de inovação foram identificadas, é hora de desenvolver as propostas, e para isso, dá-se início às etapas do processo de inovação:
1. Triagem e desenvolvimento: com as ideias sistematizadas, é preciso estabelecer requisitos para escolher as melhores, que ofereçam impactos significativos, seja em relação aos esforços de implementação e em relação aos próprios resultados.
2 – Experimentação e protótipo: esse é o momento de experimentação da ideia por meio de um protótipo que mostrará as principais características do projeto, é o chamamos de MVP. Para seguir para a próxima fase do processo de inovação, esse protótipo já deve apresentar algum resultado vinculado aos objetivos da inovação.
3 – Comercialização: com os resultados coletados e aprovados, chegou o momento de melhorar essa versão para levá-la ao mercado. Aqui também desenvolve-se a comunicação e venda dessa melhoria, de forma a solucionar a dor do cliente identificada lá no início, na seleção de ideias.
4 – Gestão da inovação: é importante esclarecer que, nem todas as ideias inovadoras se tornarão um sucesso de forma imediata. Aprender com os erros e fracassos ao longo do caminho é muito importante para filtrar e dar vazão às novas iniciativas na sequência.
Exemplos de inovação
Há ótimos exemplos de empresas que souberam identificar oportunidades de inovação e alcançaram resultados de impacto, como:
Pfizer-BioNTech
Durante o período de pandemia, as empresas Pfizer e BioNTech fizeram uma parceria para a criação da vacina contra Covid-19.
O diferencial dessa vacina foi sua produção com base em mRNA (RNA mensageiro sintético), ou seja, essa tecnologia não utiliza o material genético completo do vírus e estimula o sistema imunológico a criar anticorpos contra a doença.
A viabilidade de rápida produção em escala também foi fundamental para uma onda de imunização em massa. Só em 2021, as empresas produziram 3 bilhões de doses, sendo a primeira vez que a tecnologia de mRNA foi utilizada para produzir imunizantes.
SpaceX
A SpaceX (Space Exploration Technologies Corporation), conhecida por ser propriedade de Elon Musk tem entre seus objetivos conquistar e criar condições para pessoas poderem viver em Marte.
Esse projeto envolve o envio do veículo espacial BFR (Big Flacon Rocket) com o propósito de transportar 100 viajantes e 150 toneladas de materiais.
Para isso, já foram colocados mais de 3.500 satélites em órbita e, recentemente, alcançou o marco de 17.4 toneladas de carga transportada no espaço. Sem dúvidas, esse é um grande exemplo de inovação
Natura
A empresa brasileira Natura vende mais que produtos cosméticos. Focada em gerar impacto positivo na sociedade e no planeta, a organização busca promover bem-estar em toda a rede de relações, colaborando com instituições de pesquisa e universidades para promover ainda mais a inovação nos negócios.
A marca ainda fala abertamente de consciência ambiental, biotecnologia e bioagricultura, empregando tecnologia e inovação também no seu ambiente digital, para facilitar as ações da força de vendas das Consultoras de Beleza Natura.
Alice
A healthtech Alice foi fundada em 2019, e pode ser considerada um ótimo exemplo de empresa inovadora. Isso porque, ela oferece soluções alternativas aos planos de saúde empresariais tradicionais, especialmente em economia e previsibilidade de custos para as organizações.
Já para os beneficiários, a Alice promove soluções de saúde e personaliza as ofertas de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
Benefícios de investir em inovação
Conhecendo os caminhos para identificar oportunidades de inovação, e algumas organizações que tiraram projetos do papel de forma bem-sucedida, vale relembrar os principais benefícios de investir em inovação:
1. Dinamismo na equipe
Sem dúvidas, a inovação promove o sentimento de pertencimento, afinal, um profissional que trabalha em uma empresa inovadora também se sente mais inovador e engajado a cumprir com seus objetivos.
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2. Aumento da receita
Uma inovação bem sucedida destaca a empresa no mercado, de forma a favorecer um aumento de vendas a longo prazo, como o investimento em atualizações de produtos, serviços e experiências.
Vale ainda destacar que, ainda que o retorno não seja imediato, os clientes perceberão a mudança de postura da empresa, resultando no fortalecimento da marca.
3 – Competitividade do mercado
A diversidade do mercado e segmentos é cada vez mais intensa, obrigando empresas de todos os tamanhos a buscarem se diferenciar. Assim, as organizações que se propõem a encontrar oportunidades de inovação têm muito mais chances de se manterem competitivas.
Saiba mais: Qual a relação entre inovação e competitividade?
4 – Valor agregado
Atualmente, o consumo tem uma base muito relacional, o que significa que as pessoas querem amar suas marcas favoritas, e não apenas consumir delas. Portanto, inovar com foco no seu cliente agrega valor ao branding, ao produto, ao serviço e às experiências que proporciona.
Conclusão
As oportunidades de inovação estão por toda parte, mas identificá-las e, principalmente, fazer algo para torná-las palpáveis não é tão simples. Por isso é preciso contar com ferramentas, métodos e tecnologia para ter bons resultados em um programa de inovação corporativa.
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