Taxa de sucesso da inovação: o que é e como medir

A taxa de sucesso da inovação é um indicador concreto que revela se as ações focadas em melhoria refletem ou não o resultado esperado. Uma das formas de calcular é dividindo o número de projetos de inovação bem-sucedidos pelo número total de projetos iniciados; outra maneira é estabelecer um sistema de gestão que classifique o potencial das iniciativas.

A mensuração de resultados é a forma mais justa de identificar o sucesso das ações realizadas e dos retornos sobre os investimentos feitos. Contudo, quando falamos em estratégias de inovação, aplicar as métricas corretas para entender os reais efeitos das propostas inovadoras pode parecer desafiador.

Neste artigo, vamos explorar como medir e aumentar o impacto da inovação em seu negócio através da taxa de sucesso da inovação. Continue a leitura.

O que é a taxa de sucesso da inovação?

Como em qualquer outra área empresarial, mensurar as iniciativas de inovação é essencial para justificar investimentos, promover prestação de contas e fomentar a melhoria contínua na organização.

Infelizmente, ainda há quem pense que a inovação é um conceito abstrato e, por isso, impossível de ser medida. Mas não é verdade: a taxa de sucesso da inovação é um indicador concreto que revela se as ações focadas em melhoria refletem ou não o resultado esperado. 

Uma das formas de calcular é dividindo o número de projetos de inovação bem-sucedidos pelo número total de projetos iniciados; outra maneira é estabelecer um sistema de gestão que classifique o potencial das iniciativas.

Dessa forma, é possível acompanhar o desempenho das iniciativas, mas não só isso: abrir espaço para melhoria contínua, criar uma cultura data driven; ter clareza dos avanços da inovação, identificar ajustes e oportunidades mais facilmente e reorganizar ideias e ações.

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Por que medir a taxa de sucesso da inovação é importante?

Ao medir os resultados da taxa de sucesso de inovação também é possível identificar se esta melhoria está refletindo positivamente na estratégia do negócio.

Assim, o grande propósito de medir a inovação é possibilitar uma avaliação sobre os objetivos alcançados, se estão ou não dentro do planejado inicialmente.

Confira outros motivos para acompanhar os indicadores de inovação:

Tomada de decisão baseada em dados

Ter uma cultura data driven significa que a empresa é orientada a dados, isto é, a organização toma suas decisões estratégicas a partir dos indicadores de resultados previamente estabelecidos e das análises de dados armazenados.

Uma vez que essa ideologia dirige a empresa, mensurar iniciativas de inovação se torna parte do processo.

Otimização de recursos

A partir da mensuração das iniciativas de inovação, que pode ser feito por meio de um sistema de inovação, é possível identificar o sucesso ou não das ações e, assim, otimizar recursos, corrigindo rota para dar foco em iniciativas com maior potencial, por exemplo.

Aumento da competitividade

A inovação promove aumento da competitividade e, uma vez que essas iniciativas são mensuradas corretamente, a cultura de inovação se estabelece e abre espaço para melhorias contínuas por meio de análises e gestão consistentes.

Principais formas de medir a taxa de sucesso da inovação

Como já apontamos, existem diversas formas de estabelecer métricas de inovação. Conheça as principais:

Retorno sobre Inovação (ROI)

ROI ou Retorno sobre Investimento em inovação é uma métrica que possibilita contabilizar lucros e prejuízos sobre os investimentos realizados nas iniciativas de inovação.

A avaliação do retorno financeiro de projetos de inovação também ajuda a definir incrementos de investimentos ou estabelecer novas estratégias.

Tempo de comercialização

Outra métrica interessante para medir o retorno das iniciativas de inovação é o tempo de comercialização dessa ação, ou seja, a velocidade para lançar inovações no mercado.

Se o tempo de comercialização é muito longo, a empresa está perdendo market share por não acompanhar as tendências? Ou o inverso: por ter um tempo de lançamento mais rápido, a empresa está ganhando mais espaço da concorrência, se antecipando às inovações?

Taxa de adoção

A taxa de adoção também é uma forma de mensurar o quão bem-sucedida é uma iniciativa de inovação.

Essa taxa revela o percentual de clientes ou usuários que adotam a inovação. Ao promover uma inovação é sempre interessante estabelecer uma meta de abrangência e, a partir disso, acompanhar – dentro do prazo estabelecido – a adesão do público.

Taxa de aprendizado

Toda mudança exige uma curva de aprendizado. Se ela é longa ou curta, é isso que vai relevar se a taxa de aprendizado tem se mostrado positiva ou negativa.

Também é preciso considerar: durante a implementação da inovação houve melhoria no conhecimento da equipe ou na eficiência da organização? Todos esses são fatores de avaliação e mensuração dos resultados de inovação.

Ferramentas e métodos para medir o sucesso da inovação

Atualmente, existem ferramentas digitais disponíveis que ajudam a definir os KPIs e acompanhar a evolução dos mesmos.

Além disso, os métodos qualitativos, como entrevistas e feedbacks de clientes, são também poderosos indicadores de satisfação e direcionadores de decisões.

Apesar de tantos recursos, dimensionar o poder das iniciativas de inovação ainda é um cenário novo para muitas empresas: 34,3% dos executivos consultados na “Pesquisa sobre Inovação com 100 líderes empresariais” da Confederação da Nacional da Indústria (CNI), afirmaram que não possuem indicadores de inovação.

Por isso, a AEVO criou uma planilha de Indicadores de Inovação para que você possa acompanhar os principais KPI’s de sucesso em seu Programa de Ideias. Baixe o material gratuito, e tenha maior clareza sobre o retorno dos projetos de inovação da sua empresa, como a meta, o progresso, o percentual de atingimento da meta e a previsão final.

Sem dúvidas, mensurar a taxa de sucesso da inovação não precisa ser complicado; você só precisa das definições dos KPIs e dos recursos certos para acompanhamento.

Empresas que mensuram os resultados de inovação

Mensurar o sucesso da inovação faz tanto sentido que há muitos exemplos de empresas inovadoras que implementam métricas e avaliam o sucesso das suas iniciativas de inovação. Confira:

Nestlé

A Nestlé é uma multinacional suíça do setor de alimentos e bebidas. Em seu Programa de Ideias e Inovação Aberta, lançado através da plataforma AEVO, a empresa alcançou 5 mil colaboradores e mais de 20 desafios de inovação, recebendo mais 1.700 ideias, com uma taxa de aprovação superior a 90%.

Sicoob Credicom

O Sicoob Credicom é uma cooperativa financeira criada para os profissionais, estudantes e empresários da Saúde.

Em seu Programa de Ideias da plataforma AEVO, a cooperativa teve mais de 81% dos colaboradores engajados, 25 workshops das trilhas de refinamento e mais de R$ 50 mil em recompensas.

O resultado financeiro das ações de inovação foi R$ 2.301.099 de aumento de receita, R$ 2.132.546 em redução de custo, totalizando quase R$ 5 milhões em economia potencial.

Aeris

A AERIS é uma fabricante brasileira de pás para geradores de energia eólica. Com seu Programa de Ideias da plataforma AEVO, a empresa conquistou a projeção de R$ 1,5 milhões em resultado financeiro, obtendo mais de R$ 700 mil reais de lucro por ano com a redução de tempo de processos dentro da fábrica e 6,8X o retorno sobre investimento.

Como melhorar a taxa de sucesso da inovação? 

Tendo em vista a importância da taxa de sucesso dos projetos de inovação, é hora de buscar melhorar os resultados dessas ações.

Para otimizar processos e aumentar o impacto das iniciativas, a primeira dica é fomentar uma cultura de inovação, ou seja, uma mudança na forma de agir das pessoas com foco em melhorar continuamente os processos, entregas, produtos e serviços através da inovação corporativa.

Somente com uma cultura organizacional aberta a inovação, testes e correções de rota é que é possível ampliar os índices de sucesso das inovações, independente do tamanho ou modelo da empresa. Entenda como criar esse ambiente inovador:

  • Busque capacitações em inovação e processos criativos;
  • Tenha um Programa de Ideias; 
  • Incentive uma postura de aprendizado;
  • Contrate pessoas com perspectivas diferentes;
  • Esteja disposto a testar e correr riscos;
  • Valorize o comportamento inovador;
  • Desenvolva programas de recompensa;
  • Mensure e mostre os resultados.

Conclusão

Compreender como calcular a taxa de sucesso da inovação é fundamental para sua empresa maximizar os resultados de suas estratégias inovadoras.

Nesse sentido, é importante ter em mente que esse indicador desempenho não se resume a mensuração financeira, e envolve a utilização de abordagens que levam em consideração diversos fatores.

Dito isso, investir em inovação é um caminho que traz um retorno diversificado para o empreendimento.

Ao adotar estratégias inovadoras e soluções como as oferecidas pela AEVO, líder em soluções de gestão da inovação e estratégia na América Latina, as organizações conseguem explorar todo seu potencial e alavancar os seus resultados em um Programa de Inovação.

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como a AEVO pode apoiar a sua empresa na jornada de inovação.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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