Inovação e competitividade são palavras de ordem no mundo corporativo. Independente do modelo de negócios, quem inova tem mais condições de se destacar frente à concorrência.
A inovação é o único caminho para a sobrevivência no mercado atual; afinal, empresas que inovam se diferenciam e chegam muito mais longe do que as que permanecem estagnadas no tempo. Mas como, realmente, inovação e competitividade estão relacionadas?
Neste artigo, falaremos sobre como a inovação impacta na vantagem competitiva das empresas e porquê deve ser uma prioridade. Siga a leitura.
Qual a relação entre inovação e competitividade?
O conceito de inovação pode ser definido como uma ideia implementada que gera mais valor para o negócio, e reforça a posição das empresas diante de seus clientes, potenciais consumidores, concorrentes e o mercado. Isso significa que a inovação não se conforma apenas com a ideia, mas com a execução e o retorno da mesma.
A competitividade, por sua vez, pode ser entendida como a capacidade de uma empresa em formular e implementar estratégias que impactem seu crescimento positivo com ganho de uma maior parcela de mercado (market share) de maneira sustentável e duradoura.
Em outras palavras, a competitividade está diretamente ligada com a disputa por clientes em diferentes âmbitos e localizações.
Nesse sentido, diante do rápido avanço da tecnologia e da transformação digital, o mercado mundial se desenvolve em um ambiente extremamente competitivo, levando empresas a investirem na rápida introdução e aperfeiçoamento de produtos, atendimento, sistemas e operações.
Mas não estamos falando apenas de uma ação inovadora pontual, e sim, da importância de ter um sistema de gestão da inovação consistente, que busca desenvolver novos produtos, serviços e aplicações para ir além das expectativas do negócio através da inovação, alavancando consequentemente a competitividade.
Esse movimento escancara que, organizações que deixam a inovação em segundo plano, têm-se encontrado perdendo mercado para a competitividade daquelas que inovam de maneira propositiva.
De fato, não é de hoje que a inovação é o caminho para o sucesso. Muitas empresas que conhecemos como estabelecidas atualmente, precisaram se posicionar a favor do novo há muitos anos.
Em um levantamento recente, a Forbes elencou as 10 empresas mais inovadoras do Brasil em 2023, e o que todas têm em comum? A capacidade de antecipar o futuro.
Outras premiações e consultorias de renome também ilustram a posição de liderança de empresas que estão fazendo diferença no ecossistema de inovação, demonstrando como a inovação e competitividade andam lado a lado, e trazem grandes resultados e reconhecimento de todo mercado.
Esse é o caso do Prêmio de Intraempreendedorismo de 2024, uma iniciativa da AEVO, que celebra e premia as organizações que mais se destacaram na prática do intraempreendedorismo em suas companhias. Confira o resultado desta edição no acessando o link acima.
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Benefícios de adotar a inovação nas empresas
Mais do que agregar valor para o negócio, a inovação é um verdadeiro motor para a vantagem competitiva no mercado atual. Assim, entre os principais benefícios da adoção da inovação corporativa, destacamos:
1 – Aumento de eficiência operacional
Eficiência operacional é um dos fatores inegociáveis da gestão empresarial. Por isso, contar com a gestão da inovação como uma vantagem competitiva abre caminho para a otimização de processos com a redução de custos, unindo a diferenciação dos concorrentes com o aumento da lucratividade.
2 – Melhoria na experiência do cliente
Cliente no centro é uma máxima que nunca envelhece entre as empresas que vislumbram o sucesso.
Nesse contexto, a inovação é uma grande alavanca para a melhoria na experiência do cliente, possibilitando personalização do momento de consumo em várias camadas além, é claro, de um atendimento aprimorado que todo consumidor preza.
3 – Posicionamento de mercado
Vale ainda destacar que a estratégia de inovação traz um melhor posicionamento de mercado para a empresa.
Dessa forma, essa marca deixa de ser “só mais uma” na multidão globalizada, para se tornar uma marca destacada, conhecida e respeitada por suas decisões de não se conformar com o padrão e inovar.
Exemplos de práticas inovadoras que aumentam a competitividade
Muitas vezes aplicar o conceito de inovação pode parecer subjetivo, mas é possível considerar ótimos exemplos práticos que aterrissam ideias que realmente fazem diferença e aumentam a competitividade do negócio:
Transformação digital
A digitalização e automação de processos é questão de sobrevivência para as empresas atuais.
Com as mudanças impostas pelo isolamento social, o processo de transformação digital de negócios de diferentes nichos se acentuou, tornando indispensável a presença digital das marcas; algumas delas, modificaram até mesmo seu modelo de negócio
Um bom exemplo de transformação digital aliada a eficiência e competitividade do negócio é a Magalu.
Figurando como uma das referências em transformação digital no Brasil, a Magazine Luiza iniciou uma reformulação profunda a partir de 2014, com a criação do Luizalabs, estrutura planejada para impulsionar a inovação tecnológica no interior da empresa.
Entre as principais iniciativas, a adoção de um modelo omnichannel, com investimento pesado no e-commerce e na relação com os clientes, tem lugar de destaque.
As vendas da empresa, que passou a ser conhecida como Magalu, aumentaram 241% no digital e 51% nas lojas presenciais, em apenas 4 anos.
Outras criações do Luizalabs são o Bob, aplicação de Big Data que faz as recomendações de produtos personalizados aos visitantes do site, e o Magazine Você, plataforma onde qualquer pessoa pode vender seus produtos utilizando a logística virtual do grupo.
Esse diferencial, além de todos os benefícios listados, coloca a empresa em uma posição de destaque comparada aos concorrentes, gerando mais inovação e competitividade.
Novos modelos de negócios
Outra prática de inovação que impacta significativamente o mercado, são os modelos de negócios inovadores, eles trazem novidades em produtos, serviços e processos.
Lembra-se da chegada das lojas virtuais, o boom do Mercado Livre? Hoje as pessoas já compram e pagam até pelo próprio WhatsApp, por meio do catálogo do aplicativo Business; um cenário mais simplificado e que gera uma rápida adaptação do público.
Esse movimento modificou tanto a experiência de compra, quanto a própria competitividade do setor.
Sustentabilidade e inovação
Garantir um futuro sustentável para as próximas gerações é uma pauta que precisa ser considerada quando falamos de inovação e competitividade.
Isso porque, o desenvolvimento sustentável no âmbito ambiental, econômico e social é um pilar da inovação que, não apenas revela o compromisso com o hoje e o amanhã, mas também agrega valor e fortalece a imagem da marca diante de seus consumidores.
Como não fazer menção às milhões de assinaturas digitais que ocorrem anualmente no Brasil, reduzindo a quantidade de impressões e produção de lixo?
O alinhamento as boas práticas de ESG tem levado diversas empresas a um novo patamar, dando à elas protagonismo e reconhecimento em premiações. Além de facilitar o acesso a iniciativas de fomento a inovação e ao ESG.
O impacto de políticas de inovação na competitividade empresarial
Apesar de todos os benefícios e vantagens que a inovação é capaz de trazer em relação à capacidade competitiva das organizações, nem tudo são flores.
Uma pesquisa realizada pela Bain & Company, em 2020, revela que 55% dos executivos afirmam que as empresas não inovam na velocidade que deveriam. Além disso, para 23% dos executivos respondentes, a falta de inovação pode reduzir o lucro das organizações.
Além disso, vale relembrar que segundo o IBGE, apenas 33.6% das empresas brasileiras são inovadoras; e que esse número se mantém praticamente estável desde que começou a ser mensurado, em 2002.
Dessa forma, evidencia-se a importância da adoção de políticas de incentivo à inovação urgente nas empresas.
E não há outro caminho: companhias que desejam revolucionar seu cenário e ampliar sua competitividade precisam se voltar à gestão da inovação, pois esse é o meio capaz de transformar recursos investidos, boas ideias, e ações inovadores em verdadeiras melhorias para a organização e para a economia.
O próprio Governo Federal, com clareza da importância da inovação para o desenvolvimento econômico e social, criou a Política Nacional de Inovação.
Estabelecida pelo Decreto nº 10.534, de 28 de outubro de 2020, como introdução de um novo modelo de governança para as políticas públicas relacionadas à inovação dentro do Governo Federal, buscando ampliar sinergias e trazer mais coesão à atuação do Estado. Ou seja, há espaço para inovação em todo lugar.
E quais os impactos da aplicação dessas políticas, tanto no Governo quanto nas organizações?
Aumento na eficiência e na produtividade da empresa, redução de custos, melhora de posicionamento no mercado, melhora na resolução de problemas, aumento na capacidade de adaptação a novos desafios, agilidade nos processos, aumento na satisfação e na fidelização dos consumidores, além da criação de empregos qualificados.
Mas, vale um alerta: quais são as expectativas reais dessa inovação? Qual o ROI de inovação esperado? Essa definição faz toda diferença no sucesso dos projetos de inovação.
Portanto, todo planejamento e alinhamento é essencial para uma empresa que deseja investir em inovação para alcançar uma vantagem competitiva em seu mercado.
E, neste contexto, a AEVO se destaca como uma parceira estratégica.
O Software AEVO foi pensado para ser muito mais do que uma plataforma de inovação; mas uma centralizadora de todas as iniciativas de inovação em um mesmo ambiente, aliada à expertise em consultoria de inovação, que desenha projetos personalizados para as necessidades de cada negócio e traz resultados de inovação palpáveis para sua realidade.
Conclusão
Inovação e competitividade andam lado a lado, visto que uma estratégia de inovação assertiva pode modificar os rumos de uma empresa, levando-a a criação de diferenciais competitivos de mercado, através de um maior reconhecimento da marca e uma maior geração de valor para toda a cadeia do negócio.
Se a sua empresa precisa de ajuda para estruturar um programa de inovação corporativa que tenha resultados alinhados à estratégia organizacional, pode contar com a AEVO.