Design estratégico e inovação: qual a relação e importância?

Design estratégico e inovação se relacionam ao criar uma maneira inovadora e estruturada de resolver problemas, identificando soluções significativas para o sucesso da organização.

Atualmente, os negócios exigem inovação como pré-requisito para sobrevivência, crescimento da organização, e também como forma de se posicionar estrategicamente no mercado.

Este é o contexto em que design estratégico e inovação se relacionam, com foco em criar uma maneira estruturada de resolver problemas e identificar soluções significativas para o sucesso da organização.

Neste artigo, você entenderá mais sobre a importância da relação entre design estratégico e inovação, seus benefícios e como eles podem ser aplicados em empresas de forma prática. Siga a leitura.

O que é design estratégico?

Para conceituar design estratégico é preciso, em primeira instância, considerar fundamental o uso de princípios de design para resolver problemas complexos.

Mais do que a criação de artes, estética e usabilidade de produtos, o design é capaz de encontrar soluções orientadas a objetivos; sendo, portanto, uma metodologia orientada estrategicamente para todo o panorama de negócio.

Em outras palavras, onde o design tradicional é um elemento de execução, o design estratégico é essencialmente um processo de planejamento. Ele garante que o contexto, os desafios do mercado, as necessidades do usuário e os objetivos de longo prazo sejam levados em consideração ao criar soluções inovadoras e diferenciadas.

O design estratégico é um dos elementos que fazem as empresas brilharem em mercados altamente competitivos, criando uma base fértil para a inovação.

Segundo estudo realizado pelo Design Management Institute, organizações que incorporam design em sua estratégia têm um retorno sobre investimento de 228%.

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Relação entre design estratégico e inovação

Uma vez que o design estratégico está focado em consumir dados internos e externos para transformar a realidade de um negócio, sua relação com a inovação pode ser considerada completamente orgânica.

Por meio da atuação do design estratégico, por exemplo, fica mais fácil redefinir problemas, identificar oportunidades e entregar soluções mais eficientes. Isso porque, a centralidade do cliente é um dos pilares da metodologia, assim como da própria inovação.

Além disso, inovações no desenho de um produto ou embalagem podem resultar em redução de custo, vantagem logística e maior valor agregado, seja pelo aumento da qualidade ou pela diferenciação, abrindo margem para a competitividade e sobrevivência de muitas organizações.

Ou seja, com design estratégico e inovações, as empresas podem entender demandas dos clientes, identificar barreiras e novas oportunidades de negócio para, assim, se adaptar às mudanças de comportamento e consumo.

Benefícios do design estratégico para a inovação

Com as mudanças provocadas pelo avanço científico e tecnológico, o mercado tornou-se cada vez mais competitivo, exigindo a reinvenção de empresas e modelos de negócio.

Por isso, o design estratégico como ponto de partida para a inovação promove benefícios que vão muito além da ordenação de ideias de forma coesa:

Soluções orientadas ao usuário

Como apontamos, o design estratégico é capaz de colocar o cliente no centro de todo processo de desenvolvimento para garantir que as soluções oferecidas atendam às necessidades reais e resultem em maior satisfação e fidelidade.

Um bom exemplo é o Airbnb, que dentro do setor de serviços, redesenhou a experiência do usuário em mapas de jornada para conseguir identificar pontos de atrito e criar uma experiência mais fluida para cada anfitrião e hóspede.

Diferenciação no mercado

Empresas que fazem uso do design estratégico e inovação conseguem se destacar no segmento em que atuam.

No setor de produtos, um clássico exemplo de diferenciação no mercado é a Apple, que integrou design, funcionalidade e inovação, de forma que todos os seus produtos são projetados para serem intuitivos e esteticamente agradáveis, tendo a simplicidade como uma vantagem competitiva, além de despertar o desejo de consumo.

Melhoria contínua

A melhoria contínua é a prática de gestão que busca o aprimoramento constante e ordenado de produtos, processos e serviços.

A Nike pode ser considerada um ótimo exemplo de melhoria contínua, sempre fazendo parcerias com foco em economia de dinheiro, energia e em materiais residuais.

Com a mentalidade de melhoria constante, o design estratégico promove a inovação incremental, a única maneira de uma empresa continuar a ser relevante no mercado.

Ferramentas e processos de design estratégico

O design estratégico é capaz de modificar processos em toda a estrutura da empresa, desenvolvendo iniciativas competitivas. Portanto, a implementação exige maior flexibilidade da organização, e boas ferramentas de implementação. Conheça as principais:

1. Design Thinking

Design Thinking é uma abordagem que organiza o pensamento criativo, a partir do estímulo à geração de ideias e o desenvolvimento de novas soluções para um determinado problema.

Essa metodologia emprega cinco técnicas: empatia, definição, ideação, prototipagem e teste, usando-as para obter resultados criativos e práticos para problemas complexos.

2. Mapeamento de jornada do cliente

O mapeamento da jornada do cliente permite que você rastreie cada interação que um cliente tem com a organização e escolha as áreas para melhoria.

A Netflix, por exemplo, usa esse mapeamento no consumo de conteúdo para garantir uma experiência personalizada para os usuários.

3. Prototipagem e teste

No design estratégico, a prototipagem acelera o teste de ideias para garantir que tanto os riscos de mercado quanto custos sejam os menores possíveis.

Diferente de um esboço, a prototipagem envolve a construção de modelos físicos ou digitais para serem testados e refinados por meio de feedbacks dos usuários, um MVP (Produto Mínimo Viável), antes mesmo de serem efetivamente lançados no mercado.

Aplicação do design estratégico nas empresas

O design estratégico promove uma melhor adaptação às mudanças de mercado e às próprias necessidades dos potenciais clientes, favorecendo a criação de soluções diferenciadas, independentemente do tamanho da empresa.

Conheça alguns cases de sucesso de organizações que aplicaram design estratégico e inovação em seus processos, e revolucionaram o mercado:

Tesla: indo na contramão dos veículos movidos à combustão, foi a pioneira em veículos elétricos e energia renovável, com foco em autonomia, design futurista e eficiência.

Google: além do buscador, gigante de tecnologia transformou completamente a experiência digital com interfaces simples e produtos inovadores que fazem parte da vida de milhões de pessoas em todo o mundo, como o Google Maps, YouTube e Android.

Amazon: aplicou design estratégico em sua interface de e-commerce, se tornando um enorme hub de compras, mas também focou em criar produtos exclusivos, como os Echo Dots e os Kindles.

Samsung: reverteu o cenário diante de um mercado de smartphones saturados, focando em design e inovação em eletrônicos, como os smartphones dobráveis da linha Galaxy Flip e Galaxy Fold.

Spotify: despontou na indústria midiática, usando design estratégico para criar uma interface de streaming totalmente intuitiva, com personalização avançada, com destaque para playlists geradas automaticamente, a partir do mapeamento de jornada.

O exemplo das grandes companhias também reflete positivamente em empresas menores e startups.

Mesmo com recursos limitados, pequenas e médias empresas podem implementar design estratégico ao adotar práticas como o Design Thinking e o mapeamento da jornada do cliente.

Por exemplo, uma agência de marketing pode usar feedbacks de clientes para identificar melhorias no formato de trabalho; bem como uma empresa pode identificar os produtos desejados pelos consumidores e expandir seu portfólio.

O futuro do design estratégico e inovação

Sem dúvidas, o futuro do design estratégico e inovação estão diretamente vinculados à experiência do usuário (UX).

Segundo um estudo da empresa Forrester, cada dólar investido na experiência do usuário pode gerar até US$100 de ROI, reforçando a importância das empresas priorizarem a experiência em suas estratégias de crescimento. Além do UX, outras tendências emergentes são:

Inteligência artificial (IA): o uso de IA em organizações tem mudado completamente a forma como os negócios operam, abrindo espaço para novas abordagens, especialmente olhando para análise de dados, automação de processos e personalização de serviços. Design estratégico e inovação bebem muito dessa nova fonte.

Sustentabilidade: o design estratégico precisa, mais do que nunca, estar alinhando com ESG e práticas de sustentabilidade; criando soluções que se encaixem aos requisitos ambientais e se adequem aos valores dos novos consumidores.

Inovação tecnológica: assim como a experiência do usuário, a inovação tecnológica anda de mãos dadas com o design estratégico. Realidade aumentada, impressão 3D e atualizações constantes do mercado, favorecem a criação personalizada de soluções para diferentes modelos de negócios.

Conclusão

Utilizar o design estratégico e inovação faz com que as empresas tenham um diferencial competitivo frente aos seus concorrentes, sendo uma alavanca para o reconhecimento de mercado e dos clientes.

Se a sua empresa precisa de ajuda na estruturação e gerenciamento do processo de inovação, pode contar com um parceiro estratégico: a AEVO.

AEVO é uma empresa que conta com soluções de gestão da inovação e estratégia, validada por mais de 200 grandes empresas do Brasil e do exterior.

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como a AEVO pode apoiar seu negócio.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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