Ainda que usados de maneira intercambiável, inovação e melhoria contínua são temas complementares e com um objetivo semelhante: tornar empresas mais atualizadas e competitivas em seus segmentos.
Enquanto inovação representa, primariamente, uma mudança; a melhoria contínua está voltada para o aprimoramento, ainda que sejam necessárias mudanças para isso. Interessante, não?
Entenda mais sobre a diferença entre inovação e melhoria e como integrá-los de forma estratégica no dia a dia da sua organização. Continue a leitura.
O que é inovação?
A inovação é amplamente discutida e conceituada. Para a AEVO, este tema pode ser compreendido como uma ideia implementada que gera uma mudança e promove valor para o negócio.
Em linhas gerais, a grande diferença entre uma ideia e uma inovação está no retorno que a implementação dessa ação trará para o negócio: se promover benefícios à rotina de trabalho das equipes, ao faturamento e ao aperfeiçoamento de processos, certamente é uma inovação.
Ou seja, a inovação não fica apenas no insight. A execução e o resultado promovido a partir dessa ideia, sim, pode ser considerada uma inovação que gera valor para a estratégia do negócio.
Para entender com mais clareza esse conceito e sua aplicações, confira o vídeo abaixo, onde Luís Felipe Carvalho, CEO da AEVO, explica em detalhes:

O que é melhoria contínua?
A melhoria contínua, por sua vez, é uma prática de gestão focada em aprimorar de maneira constante aspectos de produtos, serviços e processos organizacionais, buscando falhas e oportunidades para obter resultados ainda melhores para a empresa.
A aplicação da cultura de melhoria contínua garante que as empresas se mantenham competitivas naquilo que já dominam: o seu core business. Esse ciclo opera geralmente orientado pelo método PDCA:

A aplicação do ciclo impede que empresas fiquem estagnadas no mercado e percam espaço para a concorrência e, justamente, por esse movimento de trazer melhorias para o ecossistema da empresa é que o tema pode ser confundido com inovação.
De fato, uma empresa que defende um espaço aberto para melhorias e ajustes constantes está fortalecendo uma cultura de inovação interna, mas tanto a melhoria contínua quanto a inovação são pilares de um negócio que se mantém em evolução, de maneira eficaz!
Continue aprendendo:
Gestão da inovação: o que é, qual o papel e os 4 pilares
Por que investir em inovação? Importância e benefícios
Diferenças entre inovação e melhoria contínua
Apesar do entrelaçamento de objetivo, inovação e melhoria contínua têm diferenças em sua base.
A inovação, em seu aspecto mais amplo, atua em outros modelos de inovação como, por exemplo: através da inovação disruptiva e inovação radical; já a melhoria contínua está mais alinhada a uma estratégia de inovação em específico, a inovação incremental, que permite que pequenas e constantes melhorias gerem valor para a organização.
Entenda cada uma dessas frentes:
Inovação disruptiva: este conceito, criado pelo professor de Administração na Harvard, Clayton Christensen, diz respeito a um processo em que um serviço, um produto ou uma tecnologia é completamente transformado e substituído por uma nova solução, isto é, a inovação disruptiva acontece quando existe uma ruptura de uma entrega por outra superior, trabalhada a longo prazo. Essa frente prioriza uma oferta de solução mais acessível e mais cômoda para o cliente-final.
Inovação radical: o conceito, fundamentado pelo autor do livro Business Cycles, Joseph Schumpeter, destaca que a inovação radical parte da criação de novas ideias ou produtos completamente novos. Ou seja, o foco desse tipo de inovação está na descoberta de novos horizontes e na criação de novos modelos de negócio que impactam a empresa e todo o seu ecossistema de mercado; olhando para a experimentação e crescimento a longo prazo.
Inovação incremental: também conceituada por Joseph Schumpeter (Business Cycles), a inovação incremental tem o foco na promoção de pequenas melhorias e ajustes em processos, produtos e serviços que já existem em uma organização. Diferente dos modelos anteriores, a inovação incremental se concentra em melhorias simples, com baixo custo e menos risco para a empresa, sendo aplicada mais rapidamente (curto prazo), mas com impacto na sustentação do negócio a longo prazo.
Benefícios de integrar inovação e melhoria contínua
Dado às conceituações, fica evidente que a integração da melhoria contínua e inovação traz inúmeros benefícios à organização, com destaque para:
1. Melhoria na eficiência operacional
A eficiência operacional, isto é, a obtenção do máximo da produtividade da equipe com menor custo, é um dos principais objetivos na maioria das organizações e, por meio da inovação e melhoria contínua, é possível observar padrões e gargalos para propor novos caminhos e, assim, tornar os processos mais eficientes.
2. Melhoria na experiência do cliente
A centralidade no cliente é um dos pilares da inovação. Por isso, com a integração da cultura movida a melhorias recorrentes, o cliente passa a ser o principal beneficiado pelas novidades em soluções e recursos que serão pensados para aprimorar a empresa e sua experiência.
3. Criação de vantagens competitivas para o negócio
Uma organização que não inova, estagna. Por isso, integrar a inovação e a melhoria contínua promove movimento à estratégia da organização, favorecendo a disputa pela competitividade e espaço de mercado.
4. Maior capacidade de adaptação às mudanças
Frente a uma cultura de inovação, as exigências e adaptações do mercado deixam de ser um grande desafio para ser parte de um movimento natural e facilmente ajustável à realidade da organização.
Como implementar inovação e melhoria em sua empresa
Integrar estratégias e inovação e melhoria contínua é o caminho para manter a empresa sempre ativa, inovadora e competitiva. Entenda como tirar as ideias do papel e implementá-las para o sucesso do seu negócio:
Fomente a cultura de inovação
Somente por meio de uma cultura de inovação é que é possível integrar oportunidades de melhorias. Isso significa que toda a equipe deve ser motivada e se sentir à vontade para expressar suas ideias e estar disposta a implementar novidades, sugestões e correções.
Utilize métodos para implementar a melhoria contínua
Outra forma de garantir a implementação de inovação e melhorias é por meio de métodos.
A metodologia japonesa Kaizen, por exemplo, acredita que tudo pode ser aprimorado com pequenos ajustes, os quais se transformarão em grandes mudanças. Ela usa 5 passos que podem ser implementados em diversas frentes e foca seus impactos em redução do desperdício, consulta de bem-estar, qualidade de produtos e serviços e formação de liderança.
O Six Sigma também é outro método que favorece a integração das estratégias de inovação. Focado no aperfeiçoamento de processos, essa metodologia usa dados para identificar um desvio de padrão ou variação em um determinado item, o qual poderá ser melhorado para voltar ao ideal.
A precisão do método Six Sigma é de 99,99966% e foca em reduzir custos, otimizar produtos e tornar a empresa completamente confiável para os clientes.
Realize um alinhamento estratégico
Mais uma forma eficaz de implementar uma cultura focada em melhorias constantes e projetos de inovação bem-sucedidos é o alinhamento estratégico, de forma a unir as abordagens em um programa de inovação corporativa e transformá-las em ferramentas poderosas para a evolução do seu negócio em direção aos objetivos desejados.
Exemplos de empresas que aplicam a inovação e melhoria
Quando falamos em exemplos de inovação, há diversas empresas que equilibram inovação e melhoria (a chamada ambidestria organizacional) para obter sucesso. Conheça:
Tupperware
A Tupperware, marca de utensílios domésticos de policarbonato, inovou ao iniciar as vendas da marca, na década de 50, por meio da demonstração, em que os vendedores levavam os produtos até o domicílio dos clientes.
Esse modelo de negócios gerou economia de aluguel em ponto físico e logística, e proporcionou ao cliente a oportunidade e credibilidade de ver os benefícios dos produtos na prática.
Além disso, a marca também se destacou no formato inovador de favorecer a geração de renda para mulheres, modelo replicado posteriormente por outras empresas, como Natura, Avon e Mary Kay.
Dollar Shave Club
A partir de um incômodo com os preços das lâminas de barbear, os amigos Mark Levine e Michael Dubin, em 2011, decidiram inovar e vender lâminas de barbear mais baratas através de um clube de assinaturas. Ao divulgar o serviço através de um vídeo viral no Youtube, eles geraram mais de 12 mil pedidos em apenas 48 horas.
Assim nasceu a Dollar Shave Club, com planos mensais onde o cliente escolhe o tipo de lâmina, produtos adicionais e frequência de entrega. Em 2026, a Unilever comprou a Dollar Shave Club por 1 bilhão de dólares e, em 2023, vendeu 65% da empresa para a Nexus Capital Management, uma empresa de private equity sediada nos EUA.
Ford
A Ford foi a grande responsável pela popularização dos automóveis no mundo, com a produção de carros em massa. Um destaque especial que mudou o setor foi o modelo Ford Model T (1908), um veículo de baixo custo, robusto e seguro.
Em 1913, Henry Ford decidiu agilizar a produção do carro e implantou uma linha de produção, fazendo com que a montagem dos veículos se tornasse muito mais veloz.
Assim, o que antes era lento e artesanal, ganhou escala, barateou o custo, gerou empregos e aumentou significativamente a produtividade e eficiência da organização, abrindo espaço para que os carros Ford fossem produzidos, também, fora dos EUA.
Conclusão
Inovação e melhoria são temas que andam juntos em empresas que estão preocupadas com a relevância do negócio no curto, médio e longo prazo e enxergam na inovação a alavanca para alcançar seus objetivos e resultados de negócio.
Se a sua empresa precisa de ajuda na estruturação, gestão ou geração de resultados em um programa de inovação, pode contar com a AEVO.
AEVO é uma solução completa em Gestão da Inovação, através do seu software de inovação centraliza a gestão do processo inovador de ponta a ponta, da ideia a mensuração do ROI. Além disso, ainda conta com uma consultoria de inovação especializada, que identifica e implementa projetos que atendem as especificidades e dores particular de cada negócio, levando expertise, rapidez e qualidade para as empresas parceiras.