Inovação e melhoria contínua: diferenças e como integrar

Inovação e melhoria contínua são temas complementares e com um objetivo semelhante: tornar empresas mais atualizadas e competitivas em seus segmentos. Enquanto inovação representa, primariamente, uma mudança; a melhoria contínua está voltada para o aprimoramento, ainda que sejam necessárias mudanças para isso.

Ainda que usados de maneira intercambiável, inovação e melhoria contínua são temas complementares e com um objetivo semelhante: tornar empresas mais atualizadas e competitivas em seus segmentos.  

Enquanto inovação representa, primariamente, uma mudança; a melhoria contínua está voltada para o aprimoramento, ainda que sejam necessárias mudanças para isso. Interessante, não?

Entenda mais sobre a diferença entre inovação e melhoria e como integrá-los de forma estratégica no dia a dia da sua organização. Continue a leitura.

O que é inovação?

A inovação é amplamente discutida e conceituada. Para a AEVO, este tema pode ser compreendido como uma ideia implementada que gera uma mudança e promove valor para o negócio.

Em linhas gerais, a grande diferença entre uma ideia e uma inovação está no retorno que a implementação dessa ação trará para o negócio: se promover benefícios à rotina de trabalho das equipes, ao faturamento e ao aperfeiçoamento de processos, certamente é uma inovação. 

Ou seja, a inovação não fica apenas no insight. A execução e o resultado promovido a partir dessa ideia, sim, pode ser considerada uma inovação que gera valor para a estratégia do negócio.

Para entender com mais clareza esse conceito e sua aplicações, confira o vídeo abaixo, onde Luís Felipe Carvalho, CEO da AEVO, explica em detalhes:

YouTube video

O que é melhoria contínua?

A melhoria contínua, por sua vez, é uma prática de gestão focada em aprimorar de maneira constante aspectos de produtos, serviços e processos organizacionais, buscando falhas e oportunidades para obter resultados ainda melhores para a empresa. 

A aplicação da cultura de melhoria contínua garante que as empresas se mantenham competitivas naquilo que já dominam: o seu core business. Esse ciclo opera geralmente orientado pelo método PDCA:

As etapas do ciclo de melhoria contínua

A aplicação do ciclo impede que empresas fiquem estagnadas no mercado e percam espaço para a concorrência e, justamente, por esse movimento de trazer melhorias para o ecossistema da empresa é que o tema pode ser confundido com inovação.

De fato, uma empresa que defende um espaço aberto para melhorias e ajustes constantes está fortalecendo uma cultura de inovação interna, mas tanto a melhoria contínua quanto a inovação são pilares de um negócio que se mantém em evolução, de maneira eficaz!

Continue aprendendo:
Gestão da inovação: o que é, qual o papel e os 4 pilares
Por que investir em inovação? Importância e benefícios

Diferenças entre inovação e melhoria contínua

Apesar do entrelaçamento de objetivo, inovação e melhoria contínua têm diferenças em sua base.

A inovação, em seu aspecto mais amplo, atua em outros modelos de inovação como, por exemplo: através da inovação disruptiva e inovação radical; já a melhoria contínua está mais alinhada a uma estratégia de inovação em específico, a inovação incremental, que permite que pequenas e constantes melhorias gerem valor para a organização.

Entenda cada uma dessas frentes:

Inovação disruptiva: este conceito, criado pelo professor de Administração na Harvard, Clayton Christensen, diz respeito a um processo em que um serviço, um produto ou uma tecnologia é completamente transformado e substituído por uma nova solução, isto é, a inovação disruptiva acontece quando existe uma ruptura de uma entrega por outra superior, trabalhada a longo prazo. Essa frente prioriza uma oferta de solução mais acessível e mais cômoda para o cliente-final.

Inovação radical: o conceito, fundamentado pelo autor do livro Business Cycles, Joseph Schumpeter, destaca que a inovação radical parte da criação de novas ideias ou produtos completamente novos. Ou seja, o foco desse tipo de inovação está na descoberta de novos horizontes e na criação de novos modelos de negócio que impactam a empresa e todo o seu ecossistema de mercado; olhando para a experimentação e crescimento a longo prazo. 

Inovação incremental: também conceituada por Joseph Schumpeter (Business Cycles), a inovação incremental tem o foco na promoção de pequenas melhorias e ajustes em processos, produtos e serviços que já existem em uma organização. Diferente dos modelos anteriores, a inovação incremental se concentra em melhorias simples, com baixo custo e menos risco para a empresa, sendo aplicada mais rapidamente (curto prazo), mas com impacto na sustentação do negócio a longo prazo.

Benefícios de integrar inovação e melhoria contínua

Dado às conceituações, fica evidente que a integração da melhoria contínua e inovação traz inúmeros benefícios à organização, com destaque para:

1. Melhoria na eficiência operacional

A eficiência operacional, isto é, a obtenção do máximo da produtividade da equipe com menor custo, é um dos principais objetivos na maioria das organizações e, por meio da inovação e melhoria contínua, é possível observar padrões e gargalos para propor novos caminhos e, assim, tornar os processos mais eficientes.

2. Melhoria na experiência do cliente

A centralidade no cliente é um dos pilares da inovação. Por isso, com a integração da cultura movida a melhorias recorrentes, o cliente passa a ser o principal beneficiado pelas novidades em soluções e recursos que serão pensados para aprimorar a empresa e sua experiência.

3. Criação de vantagens competitivas para o negócio

Uma organização que não inova, estagna. Por isso, integrar a inovação e a melhoria contínua promove movimento à estratégia da organização, favorecendo a disputa pela competitividade e espaço de mercado. 

4. Maior capacidade de adaptação às mudanças

Frente a uma cultura de inovação, as exigências e adaptações do mercado deixam de ser um grande desafio para ser parte de um movimento natural e facilmente ajustável à realidade da organização. 

Como implementar inovação e melhoria em sua empresa

Integrar estratégias e inovação e melhoria contínua é o caminho para manter a empresa sempre ativa, inovadora e competitiva. Entenda como tirar as ideias do papel e implementá-las para o sucesso do seu negócio:

Fomente a cultura de inovação

Somente por meio de uma cultura de inovação é que é possível integrar oportunidades de melhorias. Isso significa que toda a equipe deve ser motivada e se sentir à vontade para expressar suas ideias e estar disposta a implementar novidades, sugestões e correções. 

Utilize métodos para implementar a melhoria contínua

Outra forma de garantir a implementação de inovação e melhorias é por meio de métodos.

A metodologia japonesa Kaizen, por exemplo, acredita que tudo pode ser aprimorado com pequenos ajustes, os quais se transformarão em grandes mudanças. Ela usa 5 passos que podem ser implementados em diversas frentes e foca seus impactos em redução do desperdício, consulta de bem-estar, qualidade de produtos e serviços e formação de liderança.

O Six Sigma também é outro método que favorece a integração das estratégias de inovação. Focado no aperfeiçoamento de processos, essa metodologia usa dados para identificar um desvio de padrão ou variação em um determinado item, o qual poderá ser melhorado para voltar ao ideal.

A precisão do método Six Sigma é de 99,99966% e foca em reduzir custos, otimizar produtos e tornar a empresa completamente confiável para os clientes. 

Realize um alinhamento estratégico

Mais uma forma eficaz de implementar uma cultura focada em melhorias constantes e projetos de inovação bem-sucedidos é o alinhamento estratégico, de forma a unir as abordagens em um programa de inovação corporativa e transformá-las em ferramentas poderosas para a evolução do seu negócio em direção aos objetivos desejados.

Exemplos de empresas que aplicam a inovação e melhoria

Quando falamos em exemplos de inovação, há diversas empresas que equilibram inovação e melhoria (a chamada ambidestria organizacional) para obter sucesso. Conheça:

Tupperware

A Tupperware, marca de utensílios domésticos de policarbonato, inovou ao iniciar as vendas da marca, na década de 50, por meio da demonstração, em que os vendedores levavam os produtos até o domicílio dos clientes.

Esse modelo de negócios gerou economia de aluguel em ponto físico e logística, e proporcionou ao cliente a oportunidade e credibilidade de ver os benefícios dos produtos na prática.

Além disso, a marca também se destacou no formato inovador de favorecer a geração de renda para mulheres, modelo replicado posteriormente por outras empresas, como Natura, Avon e Mary Kay.

Dollar Shave Club

A partir de um incômodo com os preços das lâminas de barbear, os amigos Mark Levine e Michael Dubin, em 2011, decidiram inovar e vender lâminas de barbear mais baratas através de um clube de assinaturas. Ao divulgar o serviço através de um vídeo viral no Youtube, eles geraram mais de 12 mil pedidos em apenas 48 horas.

Assim nasceu a Dollar Shave Club, com planos mensais onde o cliente escolhe o tipo de lâmina, produtos adicionais e frequência de entrega. Em 2026, a Unilever comprou a Dollar Shave Club por 1 bilhão de dólares e, em 2023, vendeu 65% da empresa para a Nexus Capital Management, uma empresa de private equity sediada nos EUA.

Ford

A Ford foi a grande responsável pela popularização dos automóveis no mundo, com a produção de carros em massa. Um destaque especial que mudou o setor foi o modelo Ford Model T (1908), um veículo de baixo custo, robusto e seguro.

Em 1913, Henry Ford decidiu agilizar a produção do carro e implantou uma linha de produção, fazendo com que a montagem dos veículos se tornasse muito mais veloz.

Assim, o que antes era lento e artesanal, ganhou escala, barateou o custo, gerou empregos e aumentou significativamente a produtividade e eficiência da organização, abrindo espaço para que os carros Ford fossem produzidos, também, fora dos EUA.

Conclusão

Inovação e melhoria são temas que andam juntos em empresas que estão preocupadas com a relevância do negócio no curto, médio e longo prazo e enxergam na inovação a alavanca para alcançar seus objetivos e resultados de negócio.

Se a sua empresa precisa de ajuda na estruturação, gestão ou geração de resultados em um programa de inovação, pode contar com a AEVO.

AEVO é uma solução completa em Gestão da Inovação, através do seu software de inovação centraliza a gestão do processo inovador de ponta a ponta, da ideia a mensuração do ROI. Além disso, ainda conta com uma consultoria de inovação especializada, que identifica e implementa projetos que atendem as especificidades e dores particular de cada negócio, levando expertise, rapidez e qualidade para as empresas parceiras.

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como a AEVO pode apoiar na identificação de oportunidades de inovação em seu negócio.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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