Como identificar oportunidades de melhoria nas empresas?

A Norma de Gestão de Qualidade ISO 9001 define oportunidades de melhoria como possibilidades potencialmente favoráveis à organização, como adoção de novas práticas, lançamentos, exploração de novos mercados, abordagem de novos clientes, parcerias, novas tecnologias e outros.

Um dos grandes princípios da gestão de qualidade para organizações é a melhoria contínua.

E, ao pensar em todo valor que constantes melhorias possam ter para uma organização, como potenciar essa cultura de inovação necessária para melhorar processos, produtos e serviços de forma contínua?

Entenda o conceito de melhoria contínua, e porque é tão importante identificar oportunidades de melhorias nas empresas, conheça, ainca exemplos reais de sucesso em diferentes setores. Siga a leitura.

O que é melhoria contínua?

É possível conceituar melhoria contínua como a prática de gestão que busca o aprimoramento constante e ordenado de produtos, processos e serviços.

Para ter essa prática de forma estruturada, no modelo de ciclo de melhoria contínua, a organização faz, de forma recorrente, análises de todo processo operacional, buscando falhas, a fim de propor soluções para ampliar sua eficiência operacional.

As oportunidades de melhoria estão diretamente relacionados à prática da inovação incremental, se bem implementados, os métodos maximizam o sucesso de qualquer operação corporativa.

Além disso, no mercado atual, onde a competitividade é acirrada, a busca por melhorias de processos, produtos e serviços é indispensável, sendo mais que uma atividade técnica, mas estratégica, que ajuda empresas a se ajustarem aos contornos mutáveis ​​do mercado.

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O que são oportunidades de melhoria?

A Norma de Gestão de Qualidade ISO 9001 define oportunidades de melhoria como possibilidades potencialmente favoráveis à organização, como adoção de novas práticas, lançamentos, exploração de novos mercados, abordagem de novos clientes, parcerias, novas tecnologias e outros.

Uma vez que a identificação de melhorias pode vir de várias fontes, a empresa pode decidir as prioritárias em sua busca de oportunidades, com destaque para:

  • Mapeamento do contexto interno e externo;
  • Requisitos das partes interessadas;
  • Análise indicadores processuais;
  • Auditorias internas e externas;
  • Reuniões de análise crítica.

Além disso, vale destacar também o conceito de não conformidade, muitas vezes confundido com oportunidades de melhoria.

Enquanto apontar uma não conformidade significa identificar algo que está errado ou fora do padrão esperado, identificar oportunidades de melhoria é uma abordagem mais proativa e estratégica, voltada para o futuro. 

Entende-se, portanto, que as não conformidades focam no problema e as oportunidades de melhoria concentram-se em verdadeiras possibilidades de crescimento.

A importância da ISO 9001

Como destacamos, a Norma Internacional ISO 9001 coloca uma forte ênfase na exigência de identificação de estratégias de melhorias e sua implementação em uma organização.

Mas, por que esse fator é tão importante?

A justificativa está embasada no compromisso de uma abordagem centrada no cliente, de forma a buscar maior engajamento e usando informações como fonte para tomar decisões informadas sobre oportunidades de melhoria e a consistência da qualidade em todos os níveis de operação.

Por que é importante identificar oportunidades de melhoria?

A ação recorrente e ordenada de identificar oportunidades de melhoria é essencial para manter a empresa competitiva, inovadora e alinhada às expectativas do mercado. Além disso, a melhoria contínua também promove outra série de benefícios:

  • Maior produtividade: melhorias de processo significam que o trabalho pode ser feito mais rapidamente e com menos recursos;
  • Melhoria da qualidade nas entregas: a cultura de ofertar melhores produtos e serviços promovem clientes mais satisfeitos e maior fidelização;
  • Desafios em oportunidades: diante da metodologia de melhoria contínua, um novo mindset disruptivo é desenvolvido e problemas passam a ser vistos como aprendizados, para impulsionar a inovação;
  • Crescimento sustentável: ao identificar constantemente oportunidades de melhoria, empresas se adaptam melhor às mudanças do mercado e aos novos hábitos de seus consumidores;
  • Redução de custos: o constante mapeamento de processos e implementação de melhorias tem um impacto diretamente positivo nas finanças da organização.

Ferramentas para identificar oportunidades de melhoria

Muitas ferramentas facilitam a identificação de melhorias nas organizações. Assim, elencamos oito recursos que podem favorecer o estabelecimento de uma cultura de inovação para implementar as oportunidades de melhoria nos negócios: 

1. Ciclo PDCA

As etapas do ciclo de melhoria contínua

Também conhecidos como ciclo de Shewhart ou de Ciclo de Deming (nomes que atribuem crédito aos seus idealizadores), o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) foi criado em 1920 e até hoje é uma metodologia de melhoria contínua simples, mas eficaz que passa por quatro pilares: 

  • Plan: identifique os problemas ou áreas de melhoria e descubra como resolvê-los.
  • Do: execute em uma escala muito pequena o plano desenvolvido.
  • Check: o que foi ganho com a implementação do item acima?
  • Act: implemente a mudança em escala nacional se for eficaz.

No início, o ciclo PDCA foi desenvolvido para ser aplicado somente na manutenção da qualidade para o aprimoramento contínuo dos produtos e serviços da empresa. Mas seu uso foi escalando e agora o Método PDCA é uma das principais ferramentas para a compreensão dos processos e para a solução de problemas.

2. Matriz SWOT

A matriz SWOT – Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (threats) é uma das ferramentas analíticas mais conhecidas que ajudam empresas a entenderem seu posicionamento estratégico e identificarem áreas que podem ser melhoradas.

Para fazer análise SWOT, é necessário identificar quais são os pontos positivos e negativos do objeto da análise: produto, serviços, processos e outros.

A partir dessa percepção, é possível verificar o que é preciso melhorar e se existe algum tipo de ameaça que impede o crescimento ou evolução da empresa.

3. Brainstorming

De forma simplificada, o brainstorming é uma técnica de pensamento criativo para gerar novas ideias e soluções para problemas já identificados.

A reunião de brainstorm (ou tempestade de ideias) tem o objetivo de ajudar a melhorar o envolvimento da equipe na geração de ideias para cenários que exigem mudança.

Dessa forma, estabelecer um ambiente colaborativo e fazer com que os funcionários se sintam livres para compartilhar insights resulta na identificação de melhorias.

4. Programas de inovação

Outra ferramenta que auxilia a identificar oportunidades de melhoria e inovação que vale investir são os programas de inovação.

Eles podem ser estruturados através da inovação interna (também chamados de programas de ideias e de intraempreendedorismo), que operam ao motivar os funcionários não apenas a pensar em algo fora da caixa, mas a criar uma solução criativa para o problema da empresa; ou por meio da inovação aberta.

A inovação aberta é um modelo de inovação onde a colaboração é a protagonista, a empresa se abre a desenvolver parcerias com outras organizações, startups. universidades e pesquisadores para solucionar algum desafio existente em seu negócio, ganhando mais velocidade e expertise no processo de inovação.

Nesse sentido, as grandes empresas podem contar com a AEVO.

A AEVO é uma empresa que oferece soluções de inovação de ponta a ponta. Por meio da sua plataforma e consultoria de inovação especializada, a AEVO te ajuda a estruturar, gerenciar e potencializar o programa de inovação e a execução da estratégia na sua empresa.

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5. Auditorias e revisões de processos

Auditorias periódicas e revisões de processos são uma opção de ferramenta para identificar oportunidades de melhoria na empresa.

Essas ações realizadas de forma periódica ajudarão a identificar os gargalos e ineficiências dos processos.

Depois, mais do que apenas apontar não conformidades, os ajustes devem ser feitos para aumentar a eficiência dos processos e garantir melhorias.

6. Benchmarks com o setor de atuação

Comparar as ações, métodos e resultados da sua organização com outras empresas que operam no setor revela as áreas de deficiência da organização e apresenta algumas práticas recomendadas que podem ser implementadas.

Essa medida associada ao método PDCA ou análise SWOT potencializa a identificação de melhorias.

7. Feedbacks dos clientes

Sem dúvidas, a centralidade do cliente fala muito alto quanto o assunto é otimização de processos. Isso porque, os clientes geralmente são a fonte mais rica de informações sobre áreas que precisam de melhoria.

Portanto, coletar feedbacks regularmente e usá-los para orientar mudanças é uma estratégia muito simples, mas poderosa para qualquer organização.

8. Círculo de controle da qualidade (CCQ)

Este método japonês criado em 1962, dentro da JUSE por Kaoru Ishikawa, envolve pequenos grupos de funcionários, de 5 a 10 pessoas, que se reúnem para discutir e, em seguida, propor o que deve ser feito para resolver problemas específicos em suas áreas de trabalho.

O CCQ considera profissionais que conhecem bem o que fazem, assim como as dificuldades de fazê-lo, para participar ativamente do processo de melhoria.

Este é considerado uma das melhores ferramentas de inovação e melhoria contínua, pois à medida que o grupo de funcionários identificar e consertar um problema, logo vai encontrar novos problemas e ineficiências.

Assim, ao trabalhar regularmente, os benefícios serão sentidos por toda a empresa.

Exemplos de melhoria contínua nas empresas

De fato, a melhoria contínua pode ser implementada em quase todas as funções dentro de uma organização, desde o chão de fábrica até o suporte ao cliente pós-venda. Conheça bons exemplos de melhoria contínua em organizações: 

Toyota

A Toyota é um exemplo clássico de melhoria contínua. De fato, se não fosse o pioneirismo da Toyota talvez a indústria automobilística não tivesse evoluído com tanta rapidez e qualidade como vemos ao longo do anos.

Um dos programas mais famosos da empresa é o Toyota Way, que prevê com antecedência sobrecarga e inconsistências e elimina o desperdício.

Intel

De processadores à softwares e até notebooks, a Intel é uma das empresas que aplicam melhora contínua para fornecer soluções de qualidade.

O destaque para a empresa se dá ao trabalhar com qualidade, implementando, assim, técnicas de controle de qualidade e de redução de resíduos favorecendo o ciclo de melhoria contínua do negócio e a satisfação dos clientes.

Kimberly-Clark

A Kimberly-Clark também é um bom exemplo de identificação de oportunidades de melhoria.

Por meio de uma consultoria terceirizada, a empresa revisou todo o processo de logística da empresa, e passou a investir mais em desenvolvimento da equipe, o que promoveu uma importante redução no absenteísmo e melhoria na eficiência ocasionada pelo reconhecimento e autoestima profissional de todos os colaboradores.

Nike

Por último, a Nike é outro ótimo exemplo de melhoria contínua. Um dos destaques da empresa é o Sustainable Apparel Coalition em parceria com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA e outros fabricantes para economizar dinheiro em energia e materiais residuais.

Conclusão

As oportunidades de melhoria contínua nas empresas estão por toda parte, mas é preciso um olhar atento, aliado as ferramentas corretas, para otimizar esse fluxo e alcançar os diversos benefícios de ser uma organização inovadora.

Se você precisa de ajuda para estruturar e gerenciar as iniciativas de melhoria contínua no seu negócio, conheça a AEVO e saiba como podemos ajudar a sua empresa a ser referência de mercado.

Somos uma solução com metodologia validada por mais de 200 grandes empresas do Brasil e do exterior.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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