Tecnologias inovadoras: exemplos e tendências para o futuro

Quando falamos em tecnologias inovadoras, estamos nos referindo a uma ‘forma de fazer’ que se diferencia do que já existe no mercado, que pode ser uma solução atrelada a um produto ou serviço, que gera resultados impactantes de melhoria para determinado segmento, ou até mais de um. 

Empresas passam por um constante processo de renovação, adequando estratégias conforme a realidade do mercado e de seus objetivos de negócio. Para isso, muitas vezes elas contam com tecnologias inovadoras, desenvolvidas internamente ou usufruindo de lançamentos de serviços e produtos B2B.

De olho nas inúmeras oportunidades que essas ferramentas podem aproximar ao negócio, gestores conseguem mapear novas frentes de atuação, otimizar resultados e, ainda, encontrar janelas de inovação dentro dos processos da própria empresa.

Entenda, nesta leitura, os principais aspectos das tecnologias inovadoras para as empresas.

O que são tecnologias inovadoras?

Quando falamos em tecnologias inovadoras, estamos nos referindo a uma ‘forma de fazer’ que se diferencia do que já existe no mercado, que pode ser uma solução atrelada a um produto ou serviço, que gera resultados impactantes de melhoria para determinado segmento, ou até mais de um.

Atualmente, por conta da transformação digital, é comum associarmos essas tecnologias inovadoras a gadgets como os smartphones, tablets ou então a softwares e ferramentas computadorizadas, como as plataformas de inovação. Mas elas também podem ser entendidas a partir dos seus benefícios:

  • Incremento da eficiência em resultados;
  • Redução de custos;
  • Aumento de qualidade de vida;
  • Aumento de produtividade humana e de sistemas;
  • Criação ou atualização de novos mercados.

Continue aprendendo:
Inovação incremental: o que é, qual o foco e exemplos
Produtos inovadores: 6 exemplos para se inspirar

Por que as tecnologias inovadoras são importantes?

As tecnologias inovadoras podem modificar profundamente a sociedade, como estamos vendo as transformações impulsionadas pela inteligência artificial.

Além da IA, essas tecnologias tem o poder de aprimorar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas, contribuir com a eficiência operacional e a produtividade das empresas, e também possibilita o desenvolvimento de novos produtos e serviços, propiciando o surgimento de inovações que podem transformar mercados.

Listamos abaixo mais alguns dos benefícios que as tecnologias inovadoras tem, confira:

Transformação de indústrias

Alguns setores muito importantes para a sociedade como a indústria, saúde, energia, transporte e manufatura já se beneficiam bastante do uso de novas tecnologias.

O objetivo é encontrar melhorias que impactam diretamente na redução de custos, obtenção de novos processos e descobertas inovadoras que possam render benefícios a médio e longo prazo.

Resolução de desafios globais

A globalização interfere diretamente na forma como as empresas se relacionam, entre si, com os governos e com a própria sociedade. De acordo com levantamento da Bloomberg NEF de 2023, foram investidos US$ 1,77 trilhão em transição energética, priorizando fontes renováveis.

Outros fatores incluem mobilidade e projetos inteiros focados em cidades sustentáveis, como é o caso do ambicioso The Line, na Arábia Saudita.

A localização estratégica em plena rota comercial do Mar Vermelho tende a incentivar a ampliação de indústrias locais e internacionais, dentro dos critérios de emissão nula de carbono.

Estímulo à competitividade

Tanto para as empresas que inovam, quanto para as que recebem essas novas tecnologias de forma terceirizada, existem benefícios. Isso acontece pois, naturalmente, a competitividade é estimulada, gerando melhorias nas tecnologias já inventadas, formas mais baratas de realizar um mesmo processo e personalização das soluções para cada modelo de empresa (seguindo uma lógica de melhoria contínua)

Uma empresa que consegue lançar uma tecnologia no mercado com sucesso tende a se posicionar frente às outras, especialmente em mercados muito segmentados.

O impacto é também social, já que todo o entorno das indústrias se movimenta para receber da melhor forma tais inovações, gerando empregos, investindo em pesquisas e contribuindo para o desenvolvimento econômico.

Leia mais: Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): o que é e como fazer

Exemplos de tecnologias inovadoras em destaque

O Índice de Transformação Digital do Brasil de 2024 demonstrou aumento de 0,4% em relação ao ano anterior, destacando o papel das novas tecnologias para os avanços da indústria brasileira. Se no período entre 2019 e 2023 foi possível observar um crescimento na maturidade digital das empresas, agora é a vez da chegada de mais tecnologias inovadoras para indústria.

Inteligência Artificial e Machine Learning 

O nome ‘Chat GPT’ foi um dos que mais circulou na boca das pessoas, artigos na internet e no próprio ciclo empresarial, em 2024.

Não à toa, pois a inteligência artificial teve um verdadeiro marco na forma como atividades simples do dia a dia são realizadas, chegando a patamares de uso em escala industrial. E ela é apenas uma das inovações tecnológicas que prometem fazer parte das nossas vidas de forma permanente.

Embora a OpenAI tenha popularizado o uso desse tipo de ferramenta a nível do usuário, as empresas já conseguem escalabilidade no uso de IA em diferentes setores. O Machine Learning possibilita a gestão de recursos, mapeamento de produtividade e identificação de padrões que otimizam etapas da produção em empresas.

Internet das Coisas (IoT)

Ainda recente no Brasil, o 5G representou uma profunda mudança na forma como pessoas e empresas se relacionam com a conectividade. A chamada internet das coisas, ou IoT, promete revolucionar a integração de dados e sistemas, desde um veículo que possa se comunicar diretamente com o monitoramento de tráfego urbano, até automações residenciais.

Empreendimentos que focam em automação residencial já enxergam amplas oportunidades na hora de criar projetos personalizados para residências e escritórios, mas isso pode ir além.

Através de uma comunicação na mesma frequência, cidades inteiras poderão compartilhar informações com suas construções, empresas e usuários, marcando uma nova era na comunicação digital e uso de tecnologias para as mais diferentes tarefas. 

Blockchain

O universo das criptomoedas ainda é um mistério, inclusive no setor financeiro, onde seu impacto é maior. Com oscilações de cotação na casa dos trilhões, o mercado se volta para sistemas como o Blockchain e o incremento das camadas de segurança para a manipulação das criptomoedas.

O blockchain funciona como um sistema descentralizado de autenticação de transações digitais, onde mais de uma máquina verifica a origem, destino e veracidade da solicitação de movimento das criptomoedas.

O fortalecimento desse sistema visa ampliar o uso das criptomoedas, para além dos NFTs, com possibilidade de uso em pagamentos de benefícios entre empresas e funcionários, compras de ingressos, entre outros.

Energias renováveis 

A maioria das empresas já adota os critérios de ESG, uma das medidas de incentivar práticas sustentáveis e responsáveis socialmente.

A níveis energéticos, o barateamento de sistemas de captação de energia solar, investimentos para ampliar a geração de energia eólica e o próprio hidrogênio verde surgem como fatores que impulsionam essas tecnologias inovadoras focadas no setor energético.

Tendências futuras em tecnologias inovadoras

Podemos abordar o futuro da tecnologia de muitas formas, mas é sempre necessário entender o que já está acontecendo, para contextualizar as possíveis transformações que ainda estão por vir.

Muitas delas já são realidade em grandes indústrias, ou mesmo como core de negócio em empresas como startups.

Computação quântica

Os chips de computadores ficam cada vez mais potentes, e um exemplo disso é a capacidade de um smartphone conseguir realizar tarefas complexas, emulando um notebook sem gargalos de desempenho.

Porém, o desenvolvimento da computação quântica vai permitir ainda mais no futuro o processamento de dados em altíssima escala, possibilitando novos caminhos na pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Realidade aumentada e virtual

Entre as principais tendências tecnológicas que surgiram nos últimos anos, as realidades aumentada e virtual ficaram em segundo plano em relação às IAs.

Melhorias de design nos equipamentos que possibilitam o uso dessas tecnologias, assim como um entendimento mais aprofundado nas suas aplicações práticas, podem favorecer que elas retornem mais consolidadas futuramente.

Por outro lado, áreas como saúde já utilizam essas tecnologias em exames, aprimoramento de formações de novos profissionais e economia de uso em equipamentos técnicos.

Indústrias como o entretenimento tendem a ampliar o uso delas para o público, combinando com tecnologias 3D, ou em simulação de compra e venda de empreendimentos imobiliários.

Biotecnologia e genômica

As health techs são um dos grandes segmentos que podem despontar no futuro, com o uso de tecnologias inovadoras.

A possibilidade de receber uma caixa em casa, realizar um autoexame, e ter em poucos dias um mapeamento genético em mãos, faz com que diversos tratamentos médicos e estéticos possam ser personalizados. 

Desafios para a adesão às tecnologias inovadoras 

Com tantas tecnologias inovadoras à disposição, pode parecer difícil encontrar o caminho certo do lado das empresas.

A implementação adequada dos processos e ferramentas é um dos principais desafios, mas fatores como orçamento e a maturidade digital surgem como barreiras na hora de buscar o uso dessas tecnologias.

Como as empresas podem adotar tecnologias inovadoras?

É preciso entender o contexto atual da empresa em relação ao mercado, e as reais oportunidades de adoção de tecnologias.

Uma empresa que nasceu no modelo de gestão e operação mais tradicional pode ter mais dificuldade de modernizar sistemas e adotar novas tecnologias da indústria 4.0 ou indústria 5.0, do que uma startup que já nasceu integrada a nível de ferramentas e treinamento de pessoas.

Investimento em pesquisa e desenvolvimento

O real impacto da inovação está totalmente atrelado ao nível de investimento. Nem todas as empresas possuem capital direcionado de forma adequada para pesquisa e desenvolvimento, o que se torna um diferencial na hora de adotar novas tecnologias em larga escala.

Leia mais: Quais as principais fontes de financiamento para inovação?

Parcerias com startups e hubs de inovação

Felizmente, hoje é possível facilitar parcerias e encontros com outros gestores, encontrando portas para colaborar com startups e hubs de inovação que já possuem a estrutura necessária para uma empresa adotar determinada etapa rumo à inovação tecnológica.

Este passo pode gerar benefícios a longo prazo, já que muitas dessas parcerias conseguem se tornar fusões.

Educação e treinamento contínuo para equipes

Uma das principais características da tecnologia é que ela muda constantemente, e além de ter um suporte técnico especializado para ajudar nos momentos críticos, é preciso ter equipes bem treinadas.

Portanto, não poupe esforços na hora de oferecer cursos, workshops e atualizações de processos para times internos, pois isso faz a diferença na qualidade de manuseio e aproveitamento do potencial desses recursos.

Se você está buscando por capacitações na área de inovação, precisa conhecer o AEVO Boost, o portal de cursos da AEVO.

Conclusão

As tecnologias inovadoras estão mudando a nossa forma de viver, se relacionar e até consumir, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Para empresas que querem estar na liderança de seus mercados, é preciso ter processos, ferramentas e expertise em inovação. Nesse sentido, a AEVO pode te apoiar.

A AEVO é uma plataforma completa de Gestão da Inovação, que conta com tecnologia e consultoria especializada para impulsionar o processo de inovação nas empresas. 

Combinando o uso do software e a expertise da consultoria com a tecnologia de IA Generativa e dados valiosos, a AEVO ajuda as organizações a superarem as barreiras que muitas vezes impedem os colaboradores de inovarem no dia a dia.

Se você quer entender melhor sobre as soluções da AEVO e como elas podem pontencializar a jornada de inovação da sua empresa, fale agora com um de nossos especialistas.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Picture of Livia Nonato

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nova sidebar lateral AEVO - fale com especialista AEVO

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.