Segundo dados do IBGE, grandes empresas brasileiras separam cerca de 2% de sua receita para orçamento de inovação, investindo em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Esse total representa um aumento de 33% em 3 anos, passando de R$ 12,7 bilhões, em 2016, para R$ 16,9 bilhões, em 2019.
No mundo, as empresas que mais investem em P&D são a Amazon, Google, Intel, Samsung, Volkswagen e Microsoft, segundo dados da Strategy&. O que significa que ainda há muito espaço para a implementação de inovação nas organizações nacionais.
Neste artigo, abordaremos os principais aspectos do plano de inovação nas corporações, e quais os caminhos para priorizar o investimento em inovação e movimentar a empresa rumo à competitividade e crescimento de mercado. Siga a leitura.
O que é um plano de inovação?
Um plano de inovação pode ser compreendido como uma estratégia para o desenvolvimento organizacional, em que é criado um planejamento que prevê o alinhamento dos objetivos estratégicos do negócio com iniciativas de inovação, focando esforços nas ideias que trarão resultados significativos para a empresa, seja em termos financeiros, engajamento, destaque no mercado, eficiência operacional ou outros.
Diferentemente do planejamento estratégico tradicional, que aborda perspectivas voltadas para uma melhor gestão empresarial, o plano de inovação é completamente dedicado aos projetos inovadores de uma organização, que olham para fora e para dentro, em busca de melhoria em seus processos.
Existem diversos tipos de estratégias de inovação.
Algumas organizações trabalham de forma mais ativa, investindo na área de Pesquisa e Desenvolvimento, como as grandes empresas, de forma a identificar oportunidades e impactar o setor; enquanto outras optam por aguardar, acompanhar movimentos de mercado e, então, definir suas iniciativas inovadoras.
Obviamente, cada roadmap de inovação apresenta seus benefícios e desafios, mas a decisão de inovar deve ser sempre bem compreendida e planejada para direcionar a companhia a um ritmo de desenvolvimento competitivo e, assim, assegurar resultados.
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Por que investir em inovação? Importância e benefícios
Por que as empresas precisam de um plano de inovação?
Qual o caminho para se destacar como uma empresa inovadora? Criar um plano de inovação, certamente, é o trajeto mais indicado e seguro.
Muitas empresas e profissionais ainda encaram a inovação como um tema subjetivo e não mensurável, mas há um verdadeiro abismo entre uma ideia e uma inovação, ainda que a implementação de uma inovação realmente nasça com uma ideia.
A inovação vai muito além do insight. Qual o retorno que essa ideia trará para o negócio é a primeira pergunta a ser respondida. Redução de custos? Maior faturamento? Aperfeiçoamento de processos? Sustentabilidade do negócio? Somente por meio da execução e da medição do resultado é que é possível entender que a inovação gerou valor para a organização.
No entanto, para que a inovação não seja esporádica, um plano de inovação assistido é essencial para manter a empresa sempre inovadora e abastecida de novas ideias e sugestões de melhorias.
Em outras palavras, a cultura de inovação se desenvolve a partir de uma estratégia definida e bem estruturada para uma gestão inovadora, com profissionais engajados e a correta mensuração dos resultados.
Empresas que trilham essa jornada se destacam no mercado ano após ano, e são vistas como referências em seus segmentos, como é o caso da Nestlé, que tem notoriedade pela inovação em nutrição e sustentabilidade; a Ambev, que é pioneira em iniciativas de sustentabilidade e tecnologia.
Outro grande exemplo é o Hospital Albert Einstein, que é reconhecido por suas inovações em saúde digital e telemedicina, além de outras muito bem estruturadas em seus mercados de atuação.
Inclusive, com o objetivo de compartilhar e inspirar o ecossistema de inovação com suas experiências, a Analista de Inovação no Hospital Albert Einstein, Clarisse Dallaqua, explica como o Hospital Albert Einstein utiliza seu programa de intraempreendedorismo para promover a inovação transformacional e como geram valor e impacto. Confira o episódio abaixo:

Componentes essenciais de um plano de inovação
Agora que já entendemos a importância de um bom plano de inovação, é necessário conhecer os componentes essenciais para tirar o planejamento do papel:
Alinhamento com os objetivos estratégicos
Para que o plano de inovação aconteça, ele precisa estar completamente alinhado com os objetivos estratégicos da organização. Dessa forma, conhecer os propósitos da empresa e as áreas prioritárias ajudará na definição das metas de inovação e na forma de mensurá-las.
Identificação de oportunidades
Outro componente essencial para dar vida a um plano de inovação é implantar ferramentas e metodologias para dar clareza a toda a companhia sobre o projeto.
Métodos como Six Sigma, Kaizen e a criação de um Programa de Ideias, por exemplo, auxiliam a internalização dessa nova cultura, abrindo espaço para que os colaboradores entendam a importância da inovação e se abram para dar ideias, encontrar oportunidades e implementar sugestões de melhorias mais rapidamente, sem medo de mudanças.
Alocação de recursos
Antes de iniciar o plano de inovação também é fundamental considerar a alocação de recursos. Ter um planejamento financeiro afeta diretamente o plano, assim como garantir que as pessoas estejam disponíveis para engajarem e executarem as tarefas.
A mesma preocupação vale para os recursos tecnológicos. Dessa forma, considere como sua empresa financia e capta recursos para os programas estratégicos existentes e se será necessário contar com uma consultoria para implementar o projeto de inovação.
Continue aprendendo: Quais as principais fontes de financiamento para inovação?
Indicadores de sucesso
Por último, mas de fundamental importância, determinar as métricas para acompanhar o progresso das iniciativas de inovação e o seu ROI é um dos principais componentes para tirar seu plano de inovação do papel.
Conheça a Planilha Indicadores de Inovação da AEVO, e comece a mensurar o retorno da inovação com mais facilidade.
Como criar um plano de inovação
Para garantir a implementação do plano de inovação de forma eficaz é preciso delinear toda a estratégia e processos. Por isso, é importante considerar os seguintes passos:
Definação da estratégia de inovação
Com o conhecimento dos propósitos da empresa e as metas de inovação desenhadas, é hora de definir a estratégia para alcançar os resultados desejados. Comece escolhendo métodos de inovação e disseminando conhecimento para toda a organização.
Identifique desafios e oportunidades no mercado
Paralelamente, é fundamental identificar desafios e oportunidades no mercado de atuação da empresa. Para isso, olhe para concorrentes, para novas legislações e, também, os ambientes internos e externos por meio de uma análise SWOT.
Estruture um roadmap de inovação
Com a estratégia definida e as oportunidades desenhadas, comece a estruturar o roadmap de inovação, ou seja, defina cronograma, prazos, quem serão os envolvidos, quais os recursos estão disponíveis e as responsabilidades do programa de inovação da companhia.
Estruture um programa de gestão da inovação
Com esses passos desenvolvidos, estruture seu programa de gestão da inovação. Estabeleça como o programa poderá ser acessado e acompanhado pelos colaboradores e stakeholders, e em quais momentos (e como) o projeto de inovação prestará contas dos resultados obtidos.
Estimule a participação dos colaboradores
Uma vez que todos os passos anteriores estão definidos, alinhados e validados, é hora de motivar a participação dos colaboradores nas sugestões de melhorias, novas ideias de produtos, serviços, redução de custos, eficiência operacional e demais objetivos alinhados aos valores da organização.
Vale lembrar que um Programa de Recompensas ou Reconhecimento pode estimular a participação mais ativa dos profissionais.
Mensure o retorno das iniciativas e aprimore
A última etapa da criação do plano de inovação é a mensuração do retorno sobre as iniciativas realizadas, a propagação dessas conquistas com toda a organização e, claro, o aprimoramento da estratégia periodicamente.
Ferramentas e metodologias para um plano de inovação
Existem diversas metodologias, documentos e processos que ajudam na criação e gestão de projetos de inovação. Confira:
Design Thinking

O foco da metodologia de Design Thinking é considerar a necessidade dos clientes para criar soluções criativas e inovadoras. Ela é especialmente utilizada pois favorece a aproximação da empresa com o público.
Canvas de inovação

A ferramenta de Business Model Canvas é ideal para visualizar o plano de inovação de forma prática, permitindo o acompanhamento estratégico de cada categoria.
Conheça o Canvas do Intraempreendedorismo da AEVO, e estruture seu Programa de Inovação com base nessa metodologia.
Plataformas de gestão da inovação
Contar com uma plataforma que favoreça a gestão da inovação é uma grande vantagem para as lideranças e os colaboradores de uma empresa.
Com a plataforma da AEVO, por exemplo, é possível gerenciar projetos de inovação de ponta a ponta, da ideia à implantação, com mais facilidade e autonomia, gerando valor para toda a empresa.
Análise SWOT
A análise SWOT se mantém extremamente poderosa na identificação de Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por isso, deve ser considerada como recurso na hora da tomada de decisões para iniciativas inovadoras.
Pesquisa de mercado e análise de tendências
O acompanhamento do cenário macro no qual a empresa está inserida é indispensável para criar e gerir projetos de inovação bem-sucedidos. Por isso, considere sempre avaliar e criar pesquisas de mercado, bem como identificar oportunidades de tendências para manter a empresa ativa e sair na frente da concorrência.
Exemplos de planos de inovação bem-sucedidos
Sem dúvidas, há muitas organizações que se destacam pela inovação. Coca-Cola, P&G, Intel, Amazon, Toyota, Microsoft, Google, Samsung, Volkswagen, Petrobras, Vale e Embraer são apenas algumas. Confira mais empresas que se destacaram ao adotar um plano de inovação:
Magalu

Tem no Magalu! O Magazine Luiza é um exemplo incontestável de inovação.
A gigante do varejo trabalha a ambidestria organizacional, ou seja, equilibra inovação de sustentação (inovações com o foco em sustentar a posição atual do negócio) e de transformação (inovações com o olhar para o futuro) para continuar se destacando no mercado.
Entre suas iniciativas inovadoras de maior destaque estão: a integração dos seus centros de distribuição, a adoção e expansão do marketplace, o MagaluAds para anúncios na plataforma e o MagaluPay, sua carteira digital para pagamentos.
Ajinomoto
Com mais de 100 anos, a Ajinomoto é a líder em aminoácidos no mundo. O destaque de inovação está em seu Programa de Ideias que, em parceria com a AEVO, trouxe ainda mais engajamento dos colaboradores, democratizando seu processo de inovação.
O resultado é um ROI 16x maior do que o investimento feito em um ano, a partir das iniciativas de inovação.
Conclusão
O plano de inovação é um dos passos cruciais para um bom programa de inovação corporativa, através dele são previstos o orçamento, estratégia, pessoas e responsáveis pelo processo de inovação. Assim, é possível ter uma ordenação e estrutura fluída para colocar a inovação em prática.
Se a sua empresa precisa de ajuda para estruturar um programa de inovação corporativa que tenha resultados alinhados à estratégia organizacional, pode contar com a AEVO.
AEVO é uma solução completa em Gestão da Inovação e Estratégia, através do seu software de inovação centraliza a gestão do processo inovador de ponta a ponta, da ideia a mensuração do ROI. Além disso, ainda conta com uma consultoria de inovação especializada, que identifica e implementa projetos que atendem as especificidades e dores particular de cada negócio, levando expertise, rapidez e qualidade para as empresas parceiras.
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